A complicada vida de Tarja Turunen enquanto ela faz turnês pelo mundo: forçada a ficar dentro do quarto de hotel por causa dos fãs:

 

“Não ouso sair.”

 

Tarja Turunen tem ouvintes fiéis ao redor do mundo, mas em alguns países ela não pode sair do quarto por causa do tumulto. Fãs de todos os lugares acompanham a carreira bem sucedida da finlandesa de 41 anos. Alguns fãs a acompanham há décadas.

 

“Tenho os melhores fãs do mundo, alguns me ouvem há 20 anos. O rock é maravilhoso no sentido de que o apoio e o suporte dos fãs duram anos. No pop, a instabilidade é maior.”

 

Turunen lançará um novo CD, intitulado In The Raw, em 30 de agosto. O álbum é bastante esperado pelos fãs e uma pequena prévia já está disponível: o primeiro single, Dead Promises foi lançado no final de abril.

 

“Meus fãs têm me seguido por décadas. Ao longo dos anos, tenho ouvido histórias maravilhosas. É um grande privilégio.”

 

Às vezes, é difícil para a modesta finlandesa se acostumar com os fãs exuberantes.

 

“É surpreendente ver o número de fãs online, em sites que são atualizados a cada nova informação disponível sobre mim.”

 

Na Finlândia, Turunen pode caminhar pelas ruas sem grandes interrupções, porque finlandeses respeitam o espaço pessoal mesmo do seu maior ídolo. Em alguns países, a situação pode ser diferente.

 

Recentemente, na Finlândia, Tarja estava voltando de uma entrevista para a TV quando um grupo a notou na rua.

 

“Algumas pessoas vieram falar comigo. Dentre elas, estava uma garota que chorou ao ponto de não conseguir dizer uma única palavra. Ela queria tirar uma foto e me pediu um autógrafo. O grupo era da Rússia. Um amigo que estava comigo disse que com certeza aquelas pessoas não eram finlandesas, porque finlandeses não têm reações como aquela.”

 

Especialmente na Rússia, em países da América do Sul e mesmo no Sul da Europa os fãs, às vezes, são muito intensos. Na América do Sul, por exemplo, alguns diligentemente aprendem finlandês por meio de músicas. Nesses países, Turunen não sai do quarto do hotel quando está em turnê. Se ela sair, o tumulto é garantido. 

 

“Nesses países, não me atrevo a sair. Sempre tem sido assim. Fico trancada no quarto e não consigo ir a lugar nenhum. Eu gostaria de ver alguns lugares sobre os quais tenho curiosidade, mas não é possível. Ao longo dos anos, houve algumas situações ameaçadoras. Recebi alguns e-mails assustadores. Quando ser fã ultrapassa a admiração, fico arrepiada, como qualquer pessoa ficaria.”

 

Turunen admite que é especialmente difícil se acostumar com as tatuagens de fãs.

 

“Há muitos fãs que, antes do show, querem um autógrafo e, antes mesmo do final, conseguem tatuá-lo”, diz Tarja, atônica.

“Eu também nunca vou me acostumar com alguém com meu rosto tatuado no braço ou na bunda de alguém”, ela ri.  

Apesar de tudo isso, Turunen vê a riqueza cultural dos fãs como um privilégio.

 

“As reações em cada show são muito diferentes, a depender da cultura dos fãs. É exatamente isso que torna meu trabalho rico. Tenho a oportunidade de mergulhar em diferentes culturas de forma única.”

Tradução para o inglês: Tarja Turunen Suomi