Eu estava muito animada para me preparar para a Colours in the Road de novo. Eu estava treinando minha voz e nadando quase todos os dias por semanas, então estava preparada para arrasar de novo com a minha banda. Desta vez eu sabia que minha filha estaria correndo por todos os lados e eu teria que estar atrás dela também, mas isso não me preocupava. Eu estava muito feliz em voltar a ser a mamãe em tour de novo.
Antes do primeiro show da tour, nós tivemos um dia lindo descansando depois do longo voo para Lisboa. Como da última vez que estive lá, nós andamos muito e tiramos fotos legais da cidade. Eu realmente adoro Lisboa, a arquitetura e a energia da cidade. Também foi uma "entrada" suave para o clima friozinho da Europa já que eu vinha do calor do Caribe, pegamos +15°C!
O show foi um começo perfeito para a tour. A audiência portuguesa, animada e acolhedora, nos fez sentir amados. Eu estava nervosa antes do show porque não havia tocado com a banda desde novembro, então nós fizemos uma passagem de som bem longa e tocamos todas as músicas inteiras uma vez. Eu precisava disso para minha sanidade mental! :D Foi maravilhoso tocar em Lisboa novamente e eu espero ver meus fãs lá de novo em breve.


Nós viajamos para a Espanha, Madrid, durante a noite. A casa de shows foi um desafio para minha equipe, já que o local era pequeno e de condições limitadas, mas novamente minha equipe me fez sentir que estava segura. Os espanhóis estavam felizes de me ouvir cantar uma das minhas novas músicas, Mystique Voyage, em espanhol. Depois do show a banda toda se sentia como em uma Sauna finlandesa, estava muito quente :)


Fazia muito tempo desde minha última visita a Bilbao, na Espanha. Eu me lembro da última vez porque tive um ataque de nervos durante o dia do show, já que nenhum dos meus colegas havia pensado em me arranjar algo para comer, então eu deixei a casa de shows sozinha e chorando muito. Isso foi por volta do ano 2000, mas por sorte desta vez as coisas são e foram diferentes.
Nós tivemos um bom dia de folga em Bilbao. Dormimos muito pela manhã e jantamos pela cidade. Então desta vez eu tive algo para comer e as pessoas de Bilbao estavam muito felizes de me ver de novo ;)


Uma das minhas cidades favoritas na Europa é Barcelona. Foi um dia chuvoso, então não tivemos a chance de ver nada na cidade, mas foi de qualquer maneira maravilhoso estar de volta a Barcelona e arrasar de novo com meus fãs de lá.



Nós deixamos a Espanha para trás e chegamos a Toulouse, na França, no dia seguinte. Eu lembrava muito bem desta cidade por causa da última visita e esperava ter um dia ótimo e relaxante por lá. Era domingo, mas nós achamos um restaurante realmente bom no centro da cidade e andamos bastante durante o dia. Eu amo passar os dias livres na rua, porque durante os dias de show geralmente não há tempo para nada além de trabalho.
Todos na minha equipe gostaram do local, da boa comida e da plateia durante o show. Foi uma chegada deliciosa à França, onde iriamos passar bastante tempo durante a tour.
Uma pena eu não ter conseguido ver a costa da Marselha. Eu andei um pouco pela cidade antes da passagem de som, mas não foi o suficiente para ter uma boa ideia da cidade, então terei que esperar pacientemente pela próxima vez. Já que era minha primeira vez na Marselha, eu fiquei feliz de ver que a população local me recebeu calorosamente.
Lyon! Oh, que cidade linda. Quando chegamos o sol brilhava para nós. Desta vez eu não trouxe uma tempestade de inverno comigo como é comum. Eu amo a antiga cidade de Lyon e passamos um dia maravilhoso lá. Ficamos no hotel Renaissance, muito romântico e charmoso, e tivemos um jantar com sete pratos! O jantar levou por volta de quatro horas, mas não importava... Foi incrível! Só nossa filha que ficou um pouco impaciente de esperar por comida por tanto tempo, mas ela se comportou muito bem considerando a situação! Fiquei feliz em poder fazer algumas compras e pegar um pouco de ar fresco.
O show foi muito legal, muitos franceses gritando. Aproveitamos muito a visita a Lyon.
A próxima cidade, Bordeaux, era um lugar novo para mim e eu não pude ver muito, mas o show foi ótimo! E nós tivemos a chance de provar os famosos vinhos locais... Eu vi fotos lindas da cidade, então da próxima vez espero ter um dia livre lá para poder conhecer mais.
Algumas pessoas me disseram que Lille era uma cidade charmosa, pequena e com uma arquitetura linda, mas já que eu nunca havia estado lá não sabia o que esperar. Realmente! Uma cidade adorável. Andamos e andamos, tiramos muitas fotos, fizemos compras e comemos bem. Gostei muito de meu dia livre em Lille.
O show também foi fantástico. Os franceses nos deram muito amor e me fizeram sentir que eu tenho que voltar logo. Foi legal ver alguns dos meus fãs "loucos" me seguindo em todos os shows na França. Obrigada por seu apoio, amabilidade e carinho, França!

Nós viajamos a noite para Londres por trem, mas como sempre você tem que parar na fronteira para a checagem dos passaportes. Era por volta de 4 da manhã quando eu tive que colocar roupas de inverno na minha filha dormindo e sair de pijamas para fazer uma fila para o controle de passaportes. Vocês deveriam ter visto tudo aquilo. Havia muitas crianças chorando e gritando e eu só queria voltar para minha cama no ônibus. Bom, Naomi não percebeu nada no procedimento todo, então eu dei sorte. 

E estava realmente animada para fazer um show em Londres. Fazia muito tempo desde a última vez. Eu também sabia que teriam fãs internacionais na audiência, o que faz do show excepcional. Londres foi realmente uma experiência maravilhosa para minha banda e todos adoraram o show. Obrigada pela paciência e por estar ai para nós, UK.


Nós acordamos em Nottingham como de costume depois do meio-dia, e tomamos café no ônibus antes de ir para o nosso hotel. Eu queria ver um pouco da cidade porque eu não lembrava se já havia estado em Nottingham antes ou não. Se você está se perguntando como eu posso não lembrar, deixe-me dizer... Eu estive em "alguns lugares" nos últimos 15 anos então eu perco a conta facilmente! O tempo estava friozinho e o vento estava nos matando.
O centro da cidade é realmente fofo e pequeno. Nós andamos um pouco e tomamos um café gostoso lá.



Não tinham tantas pessoas na casa de shows, mas nós aproveitamos do mesmo jeito. Eu quero agradecer a Rock City Nottingham pela oportunidade de tocar lá pela primeira vez sozinha.
Estava chovendo em Amsterdã quando nós chegamos lá depois de uma longa jornada. Nós tivemos que ter dois motoristas nessa última parte, porque as distâncias entre as cidades eram muito longas para um só. Eu estava ansiosa para me divertir com meus fãs holandeses e eu tive o que esperava. Foi ótimo tocar para vocês de novo. É um país legal e de onde vem muitas bandas de metal com mulheres como cantoras, então me senti muito bem vinda.



Se eu tivesse que escolher um lugar da Europa para viver, poderia ser a Suíça. Eu adoro as montanhas, os lagos, e o fato que não há muitas pessoas por ali. Vevey foi um maravilhoso lugar novo para nós descobrirmos. O lago Geneva nos cercando é simplesmente deslumbrante e eu pude curtir isso com a minha família. Um lugar realmente fantástico, pacífico e bonito. Mas estava bastante frio...hrrr.
O show foi em um local pequeno, mas cheio de pessoas até o limite. Eu me diverti com meus fãs suíços e amigos. Sinto-me bem quando consigo suar durante os shows; Faz parecer que eu me exercitei :D Durante as tour eu não tenho energia suficiente para sair para correr, porque fazer tudo que já tenho que fazer é estressante.



Depois de duas horas dirigindo de noite e ainda na Suíça, encontramos uma tempestade de neve nas montanhas. Eu acordei durante a noite porque parecia que não estávamos indo em frente, mas deslizando para trás com o ônibus... Por um tempo foi uma sensação bastante assustadora, porque a descida era grande. Nosso motorista, Mino, teve que colocar correntes nas rodas e depois de algumas horas de trabalho nós pudemos continuar nossa jornada. Então de novo a tempestade de inverno estava comigo! Ha!


Nós chegamos um pouco tarde a Udine, na Itália, mas minha equipe preparou tudo a tempo do show. Que teatro lindo, que lugar! Amo me apresentar em teatros. Eles têm uma atmosfera muito especial. Eu também percebi que meus fãs gostam de poder ver meus shows sem nada para atrapalha-los.
Acabar esta parte da tour em Udine foi o melhor fim possível. Quase chorei ao fim do show de felicidade. Os fãs italianos eram incríveis e me fizeram sentir amada. Estou feliz que em Maio terei mais shows na Itália.


Obrigada por esta tour, por todo o amor e carinho.
Verei vocês em breve, desta vez na Rússia. Só mais alguns dias!
Com amor, Tarja.

 

Eu estava muito feliz em retornar à Finlândia para minha tradicional tour de Natal. Se tornou muito importante para mim fazer esta tour acontecer e entrar no espírito de Natal através da música. Desta vez os concertos foram em Igrejas, então foi uma tour bem especial.

Primeiramente, eu tive a honra de cantar na catedral de Turku em um evento muito especial, que acontece todo ano na Finlândia. A cidade de Turku me convidou para ser a solista no evento onde a paz de Natal é declarada e onde o nosso presidente Sauli Niinisto estava presente. O que me deixou extremamente feliz foi que eu tive a chance de cantar minha própria Ave Maria com uma orquestra em rede nacional!! Obrigada, Turku, por esta oportunidade e por me deixar ser parte de sua tradição de Natal.

No dia seguinte minha própria tour de Natal começou em Orimatilla onde eu também tive a chance de encontrar alguns de meus antigos amigos,  eu estava morrendo de saudade! Foi um começo ótimo e pelo resto da tour eu me senti muito confortável frente à audiência finlandesa de novo.

Havia 5 concertos como "Tarja e Harus". Fazia algum tempo desde que havíamos tocado juntos, mas como sempre estávamos todos ocupados. De qualquer maneira, fazer música juntos pareceu somente ficar mais fácil e melhor. Eu tinha sentido falta de cantar com músicos improvisando, o que quer dizer que eu nunca realmente sabia o que ia acontecer nos shows musicalmente falando.

Eu falei com alguns dos meus fãs depois do último show da tour e para eles foi legal acompanhar tudo, ver todos os shows e perceber que ainda que fossem as mesmas músicas, os arranjos podiam mudar radicalmente. Isso é o que eu amo no Harus. Os músicos são tão talentosos que a música é nosso instrumento para criar uma grande atmosfera e que ao mesmo tempo nos faz dar o melhor de cada um. É incrível!

Na Igreja de Kokkola eu tive o prazer de cantar junto ao organista Ilpo Laspas pela primeira vez. Lá também tocaram Max e Mervi, que já tocaram em minhas tours anteriormente. Foi empolgante fazer um show com somente mais ou menos uma hora de ensaio! Mas tudo correu bem! Eu li em algum lugar que o show foi escolhido como evento do ano em Kokkola, então não posso estar mais feliz :D

Em Kemi eu tive um sonho tornado realidade, já que pude tocar somente com o organista Kalevi Kiviniemi. Já tocamos outras vezes juntos, mas nunca só nós dois!

Ele é um artista incrível e eu não tenho palavras para descrever como ele é como pessoa também. É mágico o que acontece entre dois músicos quando tudo está no lugar certo. Tenho certeza que vamos repetir a experiência com Kalevi no futuro ;) ! Que noite...

Então tudo nessa tour foi novamente uma incrível experiência. Os shows foram um sucesso, e ainda que tenham sido desta maneira também nos anos anteriores, desta vez pareceu diferente. As Igrejas estavam lotadas com pessoas felizes, relaxadas e eu tive várias respostas deles sobre meu canto.

Eu disse tchau a minha família e quase passei o Natal no avião.

Tivemos várias horas de atraso no aeroporto por causa de uma enchente e a falta de energia em um terminal, mas chegamos bem a tempo do brinde.

Obrigada por 2013, e vejo vocês em breve em meus shows de rock pela Europa. Próxima parada, Lisboa :D!

Agora eu tenho alguns dias para descansar antes de ir para o estúdio de novo gravas mais músicas para meu projeto Outlanders.

Quero desejar a todos vocês um feliz 2014!

Com amor, Tarja.

PS: agradecimentos à Eleonora, Tatyana, Arina e Tommi pelas fotos.

 

Z7 em Pratteln é um lugar muito familiar para mim já, uma vez que já cantei lá várias vezes. Também, parece que meus shows estão ficando cada vez melhores e as pessoas mais animadas. Isto me faz, naturalmente, muito feliz. Foi uma agradável atmosfera dentro da sala durante o concerto e todos na banda ficaram encantados com o show.

No dia seguinte, tocamos em Nurnberg , pela primeira vez na minha carreira. Eu teria gostado de ver um pouco da cidade, mas infelizmente não houve tempo como de costume em dias de show. Ouvi dizer que há um belo castelo ao virar a esquina, então vou ter que esperar a minha próxima visita.
Martin, que filmou o meu primeiro DVD ao vivo Act I, veio nos ver e nós conversamos sobre o nosso futuro DVD "Beauty and the Beat". Isso é algo que já começaram a trabalhar. Eu vou lhe dizer mais sobre isso em breve .
A localização para o local em Nurnberg era muito estranha, porque estávamos praticamente tocando em um "zoológico". Mas foi lindo estar rodeado pela natureza.

Eu estava esperando pacientemente pelo dia de folga em Leipzig desde que eu adoro passear nesta cidade antiga. Para nossa surpresa, todas as lojas estavam fechadas, devido às férias, mas conseguimos tirar muitas fotos encantadoras e apreciar as ruas da cidade de qualquer maneira. Mostrei á Naomi o túmulo de JS Bach e disse-lhe sobre a sua importância em nossa história da música. Mais uma vez o sol estava para nós, assim tivemos muita sorte.

O show em Leipzig foi incrível! O povo estava muito animado e barulhento durante o show o que foi realmente incrível!

Na manhã seguinte, tivemos que deixar nossos ônibus longe do local do show, já que não havia estacionamento em perto do lugar. Minha filha se divertiu de qualquer maneira estando dentro do local do evento por muitas horas, ouvindo a passagem de som e brincando com os meus rapazes. Sinto que todos na equipe e banda estão apaixonados pela minha filha. Ela é apenas uma criatura feliz e ter poderes mágicos de fazer todos ficarem de bom humor.
Conseguimos fazer algumas compras no dia chuvoso em Cologne e à noite havia um show esgotado para os alemães muito apaixonados . Eu tenho que dizer-lhe que desta vez os shows alemães têm sido até agora os melhores shows de todos os tempos que tive na Alemanha. As pessoas estavam realmente incríveis e dando apoio, por isso, seriamente, não posso esperar para a próxima rodada. Obrigado!

Que tal ter um dia de folga em Paris? AAAAAAAAhhhhh .... Eu amooooo Paris. Eu tive sonhado em passar mais algum tempo em Paris e conhecer melhor a cidade. Esperava que isso pudesse acontecer um dia. Aproveitamos muito da cidade e suas paisagens por algumas horas e só quando terminou o dia, começou a chover, então tivemos sorte.

O último show de uma turnê é sempre muito especial. Foi incrível terminar com esta turnê em Paris. O show foi maravilhoso e a recepção do público realmente quente. Todo mundo na banda e equipe sentiu que essa turnê terminou mais cedo do que o esperado, de modo que o tempo passou muito rápido dessa vez. Isso só mostra como eu sou sortuda de ter essas pessoas bonitas para trabalhar. Todo mundo está gostando da minha turnê e isso significa um mundo para mim.

Obrigado Cedric , Xavier , Jacopo , Lutz, Tommi , Pete , Mino e Titi por cuidar de nós a cada dia. Sem vocês nada seria o mesmo. Também quero agradecer aos músicos que compartilham seus talentos comigo quase todas as noites. Chris, Mike, Alex, Max e Ana, vocês são pessoas maravilhosas! Devo muito á vocês.

Da próxima vez, vamos agitar junto com as mesmas pessoas em fevereiro na Europa. Antes disso, há um monte de outras coisas para fazer. Agora eu estou aproveitando de meus poucos dias de férias sob o sol e em breve permitindo que vocês saibam o que está por vir, incluindo gravações vocais, de DVD , etc , etc.
Com amor, Tarja

Hamburgo sempre foi um público excelente, e desta vez não foi exceção. Nós apreciamos o show tanto quanto a cidade. Eu descobri que coisas importantes aconteceram na música no meu aniversário

Em Dortmund o show foi belo e íntimo (o menor da tour)  para mim. Foi o meu primeiro concerto headliner em Dortmund após o show de apoio que eu fiz com Alice Cooper. Floor Jansen veio ver meu show, o que foi muito gentil da parte dela. Desta vez, tivemos a oportunidade de conversar um pouco mais do que no MFVF por isso foi ótimo.

Eu realmente gosto de viajar com a minha família, já que agora eu tenho um ônibus só para nós. Há uma espécie de luxo no silêncio e privacidade ao redor durante a nossa jornada. Mino, o nosso motorista está cuidando de todos nós e Liliana, a babá, está cuidando da nossa bebê, Naomi durante a passagem de som e shows. É realmente importante para se sentir bem estando na estrada, porque este tipo de viagem pode ficar muito cansativa se você não pode se sentir feliz. Eu encontrei pessoas maravilhosas ao meu redor.

Aqui você pode ver como viajamos.

Eu amei visitar Karlsruhe novamente onde era minha velha escola. Tivemos a sorte de passar um dia lá fora, o sol estava para nós. Fomos ao zoológico com Naomi e fizemos algumas compras também. À noite tivemos um jantar com a minha querida e talentosa amiga pianista Izumi, de modo que o dia foi simplesmente perfeito.

Na noite seguinte o show foi outra perfeição. Eu realmente tenho que dizer que Karlsruhe nos recebeu tão calorosamente que trouxe lágrimas nos meus olhos. Eu me senti como se estivesse cantando para o meu público de casa, o que era um sentimento muito especial. Eu nunca vou esquecer aquela noite. Então mais uma vez eu tenho novas memórias maravilhosas de Karlsruhe, não posso esperar para a próxima vez.
E o Fantasma voltou para este concerto na voz de Fabio Lione.

Nós viajamos para Munique e não podia acreditar o quão bonito o tempo nesta parte da Europa ainda estava. Os caras estavam tomando banho de sol no terraço do local e eu estava mostrando á minha filha como os alemães fazem o cultivo de hortaliças em seus jardins. Ela adorou as enormes abóboras que encontramos!

O show foi incrível novamente!!! Eu pensei que em algum momento fosse desmaiar por causa do calor dentro do local, mas de alguma forma a adrenalina e o público me manteve até o final. Que público em Munique. Estes dois últimos shows na Alemanha me lembrou um pouco das minhas performances em países do sul, onde geralmente o público é mais loucos do que na Europa Central. Eu tenho que dizer que os alemães podem ficar selvagens, bem como eles quiserem!! Wowowowow.


Viena é uma das minhas cidades favoritas na Europa. Fazia um tempo que eu não tinha um tempo livre lá, então dessa vez eu tive. Antes de nossa passagem de som eu queria dar uma longa caminhada na parte antiga da cidade e valeu à pena. Deus, como eu amo os prédios antigos, a história e o sentimento da cidade. Não importava que eu ainda não estivesse dormindo bem no ônibus em movimento durante a noite e meu corpo estava me dizendo "você precisa dormiiiiiiiir" , eu não me arrependo de ter tido esse belo passeio por Viena.

À noite, o show foi muito bom, embora eu tivesse minhas dúvidas anteriores sobre a minha condição de cantar pois normalmente eu não gosto de cantar três shows seguidos , enquanto estou na estrada . Desta vez, eu me senti muito bem e minha banda realmente agitou com nossos quentes fãs austríacos.

A viagem para Zurique foi longa desde que precisávamos parar na fronteira por algum tempo. Realmente não importou muito, porque todos nós gostamos de observar as paisagens através das janelas dos ônibus, até mesmo a minha filha

Nós gostamos tanto das montanhas! Há algo realmente mágico nelas. Passamos o nosso dia de folga em Zurique apenas porque gostamos da cidade. Mais uma vez, o tempo era como um sonho... simplesmente perfeito para um passeio na cidade.

Esta manhã, faltam apenas uma hora de carro até Pratteln. É também o dia de lavar roupa hoje .... não que eu gosto muito, mas a mamãe precisa continuar a fazer o seu " trabalho de casa " mesmo estando na estrada

Com amor, Tarja

Quão divertido tem sido tocar de novo com minha banda e fãs. Eu senti muita falta disso.
Para ser honesta, não sabia o que esperar da tour. Minhas dúvidas eram sobre como minha filha iria aceitar o fato de estarmos viajando de novo e como eu iria me adaptar a tour. Estou pronta? Seria o mesmo que antes de ter um bebê?
Todas as minhas dúvidas acabaram depois do primeiro dia. Tem sido realmente maravilhoso poder cantar novas músicas para meus fãs adoráveis.
Ensaiamos três dias em Zlin, na República Checa, onde iríamos para Olomouc para o primeiro show. Todos estavam nervosos sobre o começo, já que haviam tantas coisas a serem consideradas durante o show.

Tudo parecia ser novo! Eu tenho algumas novas pessoas na equipe e uma nova baixista, Anna, na banda também.
O show em Olomouc foi ótimo, como um sonho realizado para mim. Realmente aprecio o fato de que a República Checa me aceita como artista. Toda vez me sinto mais bem-vinda, o que, é claro, me faz feliz. O público foi bem barulhento algumas horas, então tivemos uma boa energia para começar a tour. Energia adorável :D

No dia seguinte eu tive a oportunidade de ver a linda cidade antiga de Olomouc com o prefeito da cidade, e tive uma sessão de autógrafos onde conheci várias pessoas felizes.

Eu realmente adorei estar em Kreuzberg, Berlin de novo por um dia. Até tive tempo para fazer compras :) antes do show.
O dia foi bom, tirando alguns pingos de chuva. Eu não estava mais tão nervosa depois do primeiro show e me diverti com a platéia de Berlin. Aparentemente havia muitas pessoas de países diferentes também, e eu reconheci rostos familiares na primeira fila ;)

Julia, a designer da Nordenfeldt veio me dizer oi depois do show. Vocês ouvirão algumas notícias maravilhosas sobre nossas colaborações no futuro breve!
Outra amiga minha, Sirja, que tem feito minhas roupas desde que comecei com o Nightwish, também está na estrada conosco, mas irá pra cada em dois dias :(

Sirja tem consertado minhas roupas nesses últimos dias e tem se saído muito bem!

Depois de Berlin nos fomos para Wieze na Bélgica, que é um lugar familiar. Sempre um prazer me apresentar no MFVF. Como prometi, fiz um dueto com Floor Jansen e nos divertimos muito com nossos fãs!

Foi realmente muito legal cantar com Floor e ver como ele tem evoluído como cantora. Lhe desejo somente o melhor para o futuro.

Outro prazer pessoal foi encontrar Sharon e Robert do Within Temptation, que veio ao festival somente para que pudessemos tomar o vinho que antes não tivemos tempo. Estou tão feliz de perceber que ainda há pessoas boas, humildes e pé no chão no mundo. Sou muito grata por ter estes novos amigos em minha vida :D
Hoje estamos prontos para arrasar em Hamburgo depois de finalmente uma boa noite de sono! Acabei de acabar a passagem de som! Boas energias!

Com amor,
Tarja.