Tarja Turunen: “Sem Marcelo, eu estaria no fundo do poço.”
A força do amor entre Tarja e Marcelo foi testada pela primeira vez em Helsinki, num apartamento com um único cômodo.
Tarja, 22, engoliu as próprias lágrimas. Ela estava com Marcelo Cabuli no meio de um café, num aeroporto da Cidade do México.
Normalmente, chorar poderia ser vergonhoso para Tarja. Agora, os sentimentos estavam à flor da pele. Ela não sabia quando veria Marcelo novamente.
Eles haviam se conhecido no Chile, Santiago, três semanas antes. Trabalhando como produtor, Marcelo estava guiando Tarja e os outros membros do Nightwish para o hotel.
Mais tarde, naquele dia, Tarja voltou sua atenção, no hotel em que estavam almoçando, para Marcelo, que estava calmo e pensativo. Até aquele momento, a imagem que ela tinha dos sul-americanos era diferente.
Nas semanas seguintes, Tarja se habituou ao jeito dos latino-americanos. No meio de toda aquela correria, o produtor teve tempo para se certificar de que a cantora finlandesa estava bem. Marcelo fez Tarja se sentir segura. Aos poucos, sentimentos começaram a desenvolver-se.
“Eu me apaixonei pela habilidade do Marcelo em ouvir e estar presente,” diz Tarja, 15 anos depois.
Depois da tour no Panamá, os dois saíram pela primeira vez para tomar um café. Tarja não conseguia mais dormir por causa da quantidade de emoções. A tour no México havia acabado. Depois disso, Tarja e Marcelo despediram-se.

Num pequeno quarto de apartamento

Tarja nunca imaginou que o amor poderia ser encontrado no trabalho. Algumas semanas antes das despedidas, Marcelo foi à Finlândia. Por alguns meses, Tarja viveu numa pequena casa com um único quarto, em Helsinki. Ela havia saído respeitosamente de um longo relacionamento e não acreditava estar pronta para socializar.
“Eu pus Marcelo em algumas situações difíceis durante aquele mês. Eu testei a paciência dele. Eu não o fiz entender que a vida em comum poderia começar imediatamente.”
De qualquer forma, o sentimento era tão forte que Tarja logo se rendeu. Ela havia tido experiências desagradáveis nos relacionamentos anteriores e havia se sentido incapaz de fazer o que desejava. Marcelo esteve ao lado dela quanto ela era ela mesma.
Diferenças culturais se refletiam, primeiramente, no fato de que se Tarja queria tomar uma taça de vinho com um amigo, Marcelo queria ir, no meio da noite, buscar sua esposa.
“Eu percebi, depois do estágio inicial do relacionamento, que Marcelo queria saber que tudo estava em ordem. A cultura finlandesa de bar é diferente da Argentina. Para ele, era uma grande mudança.”
Nos anos seguintes, eles se viam uma vez a cada dois ou três meses.
“Foi uma época maravilhosa. Nós éramos maravilhosos juntos. Marcelo me leva em consideração e me encoraja. Isso não mudou em 15 anos.”

Juntos, o tempo todo.
Depois do casamento, o casal decidiu estar junto o tempo todo. Marcelo tornou-se o empresário de Tarja e viajou com o Nightwish. Ela reconhece que o stress e o fato de estarem sempre juntos pode ser cansativo, mas seu esposo é capaz de lhe dar espaço.
“Podemos ter conflitos, conversamos e lidamos com isso.”
A limpeza é responsabilidade de Tarja. Marcelo cozinha para os amigos e ajuda a tomar conta de sua filha, mas o aspirador de pó não é seu amigo.
“Sim, ele faria isso, se eu pedisse. Eu gosto de manter a casa limpa. Não há nada melhor que arrumar o quintal. É uma terapia diária.”

Uma vida de cão

O esposo se manteve próximo a ela mesmo quando Tarja e o Nightwish separaram-se após nove anos no outono de 2005.
“Eu apanhei da vida bastante. Não sei onde é o fundo do poço, mas, sem Marcelo, é onde eu estaria. Marcelo sempre esteve lá quando precisei. Eu sabia que, na melhor ou na pior, esse homem estaria ao meu lado em todas as situações. Nós temos uma vida em comum.”
Depois disso, Marcelo gostaria de permanecer na Finlândia, mas, lá, Tarja se sentia sufocada. Tanto, que precisou sair do país. O lar dela, há 10 anos, tem sido Buenos Aires.
“Eu precisava partir. Não havia opções. Tem sido fantástico ver como a Argentina me adotou e como eu me aproximei de outra cultura.”
Morte da mãe, a pior experiência
A pior parte para Tarja foi a morte da sua mãe, que morreu de câncer, em 2003. A mãe dela tinha 53 anos.
“A morte da minha mãe foi a coisa mais difícil que aconteceu na minha vida pessoal. Mesmo que eu estivesse preparada para isso, nunca serei capaz de absorver essa história triste. Nós éramos tão próximas...eu não queria deixá-la ir.”
Tarja tentou afogar a tristeza no trabalho e nos estudos. Ela fez mais do que era capaz.
O número da mãe permaneceu no celular dela por muito tempo, pois, para ela, removê-lo era difícil. Tarja sempre ligava primeiro para sua mãe caso algo acontecesse. Agora, ela não tinha ninguém para fazer isso. Quando ela, finalmente, foi capaz de deletar o número, sentiu-se leve. Hoje, ela capaz de olhar as coisas a partir de outra perspectiva. Ela percebeu que, em muitas coisas, é semelhante à mãe.

“A aparência diz muito. Às vezes, fico assustada com o quanto o pareço com minha mãe. Quando chegava do trabalho, ela sempre utilizava o restante de energia com o aspirador de pó. Éramos três crianças, mas, em casa, não havia nenhuma partícula de poeira. Eu sou da mesma maneira.”.

Bons pais, boa criança
Há dois anos e meio, a vida do casal mudou novamente. Naomi nasceu. Os irmãos de Tarja a preveniram a respeito da mudança que uma criança causa.
“Ser pais nos aproximou. Nós aproveitamos o tempo inteiro.”
“Antes do nascimento da nossa filha, fazíamos grandes mudanças em nossas vidas em apenas dois dias. Agora, decisões não são tomadas tão rapidamente. Precisamos pensar no futuro da nossa filha.”
Até agora, Naomi tem sido uma criança calma que dorme a noite inteira. As constantes viagens não têm sido um problema para ela. No “The Voice of Finland”, Naomi montava figurinos e mexia nas jóias.
Uma babá nos acompanha durante as turnês, então Naomi tem bastante atenção.

Vida abençoada
Turnês com a família, com o tempo, tornaram-se comuns. Por exemplo, no dia antes desta entrevista, a família viajou por três semanas com amigos para Antigua, onde Tarja está ensaiando para a turnê clássica e preparando um novo cd de rock. Em maio, haverá outra turnê russa antes de Tarja retornar ao Caribe para gravar um disco durante todo o verão. As partes da orquestra serão gravadas em Los Angeles. Em setembro, ela retornará à América Central para a Colours In The Road.
Tarja retornará para a Finlândia em Outubro, para continuar como técnica do The Voice Of Finland, junto a Michael Monroe, Olli Lindholm e Redrama.

“Viajar parece cansativo, mas temos uma vida abençoada. Nós precisamos estar juntos. Até aqui, não fomos afetados por essa situação, pelo contrário; desejamos estar juntos constantemente.”

Daqui a alguns anos, talvez os negócios de família mudem. Quando Naomi começar a ir à escola, Marcelo ficará em casa e Tarja sairá em turnê sozinha.
“Será uma grande mudança em nossas vidas, mas não nos preocupamos com isso. Acredito que tudo tem uma razão.”

----------------------------------------------------------------

Nome: Tarja Turunen
Idade: 37
Profissão: Cantora
Família: Empresário-esposo Marcelo Cabuli; Filha: Naomi
Vive em: Buenos Aires, Argentina
Novidade: Luna Park Ride live foi lançado como DVD e CD 29 de maio.