"Tarja Turunen é uma das fundadoras da banda finlandesa Nightwish. Depois de 9 anos ao lado da banda, Tarja começou sua carreira solo.
O concerto em Bucareste, 22 de junho foi seu primeiro show da Romênia durante sua carreira solo."

Você já cantou na Romênia, você consegue se lembrar das suas visitas passadas?
Minhas experiências foram maravilhosas. Eu tive shows de metal e concertos clássicos aqui na Romênia e todos eles foram um verdadeiro sucesso. As pessoas estavam sempre calorosas e se mostravam muito felizes. Eu gosto da Romênia, eu visitei a capital da cidade e tive a chance de visitar o centro do país também. Estou feliz em estar de volta e muito feliz de encontrar meus fãs novamente.

Quais são as vantagens e as desvantagens de uma carreira solo?
Eu sou completamente livre para tomar minhas próprias decisões. Eu não tenho que perguntar a opinião de ninguém e não tenho que me importar sobre o que os outros pensam sobre minhas decisões. Estou livre para escrever minhas canções sobre coisas que me tocam. Posso fazer música junto com pessoas que me respeitam e querem trabalhar comigo. Porém, uma carreira solo é mais difícil, porque eu tenho que assumir a responsabilidade, mas isso não me desencoraja, mas me dá a chance de aprender novas coisas.

Você acha que Anette Olzon continua o que você deixou pra trás no Nightwish?
Eu desejo a ela toda felicidade.

Você é considerada uma das mais belas cantoras do cenário do rock. Como se sente sobre isso?
Se as pessoas que dizem isso me vissem de manhã sem maquiagem, provavelmente eles mudariam de opinião! Eu me sinto honrada por suas apreciações.

Quando você irá lançar o novo álbum "What Lies Beneath" and como ele será comparado ao "My Winter Storm"?
Eu espero entrar em estúdio no dim desse ano e começar a pré-produção do álbum. Ainda não estabeleci uma data de lançamento, mas se tudo correr como o planejado, eu suponho que estará pronto na primavera de 2010. "WLB" será um álbum mais maduro, mas desta vez estou envolvida na composição de todas as músicas e por isso sinto que esse álbum será mais pessoal do que o antigo. Agora eu sei melhor qua tipo de música me representa como artista. As músicas são mais "cinematográficas", e tem letras fortes.  As pessoas ao meu redor me influenciam, os livros de Paulo Coelho, a natureza e os mistérios da vida. Musicalmente o álbum será uma mistura de metal, trilha sonora e música clássica. Sinto que será uma continuação natual do anterior. E será muito experimental.

No "MWS" você tem um cover do Alice Cooper, "Poison". Por que você escolheu essa música?
Eu nunca fui uma grande fã do Alice Cooper, mas ele é um dos artistas que eu ouvi quando adolescente. Geralmente é muito difícil escolher um cover entre um milhão de ótimas músicas, e na verdade a escolha de Poison foi uma coincidência. Eu ouvi na rádio e um dia comecei a tocar com diferentes idéias para a canção. É um clássico, e eu queria uma versão no meu próprio estilo. Por isso escolhi o violoncelo pelo solo, em vez de solos de guitarra da versão original.

Como você explica o fato de que muitas bandas de metal da Finlândia terem sucesso no cenário internacional?
Se uma banda se torna conhecida fora dos limites da Finlândia, então as outras bandas também terão mais chances. Por muito tempo, os países do norte eram considerados um tipo de Mecca da música sombria. É lógico, se pensarmos na falta de luz durante o ano. Quão grande é a influência da natureza nas bandas do nórdicas? É imenso! e é maravilhoso fazer parte do sucesso do metal nórdico.

Agora você está morando na Argentina. Você sente falta da Finlândia?
Na verdade, não morei por muito tempo na Finlândia. Meu trabalho determinou que eu viajasse muito, e bem, cheguei na Argentina, em um país totalmente diferente do meu, onde me sinto muito bem e no qual me sinto em casa. As vezes eu sinto falta de algumas coisas da Finlândia, como o silêncio, o qual não encontro em Buenos Aires, a maravilha da natureza, minha família, meus amigos Certamente sinto falta da comida típica finlandesa, mas então eu cozinho para mim mesma. Só preciso encontrar os ingredientes.

Você sempre tenta estar perto dos fãs, depois do lançamento do seu primeiro, você fez um blog pessoal. Quão importante é para você estar perto dos fãs?
Meus fãs são minha tempestade de inverno, é como eu gosto de chamá-los. Eles são o coração, a energia e o poder que me dá forças de continuar minha carreira. Sem essas pessoas, eu não existiria como artista. É uma coisa muito importante, no qual nunca deve ser esquecida. Pra mim é vital ter uma boa relação com meus fãs. Além disso, é um prazer pra mim também.

Uma mensagem para os fãs romênos.
Quero agradecer todos vocês pelo apoio e amor que tem me dado todos esses anos. Estou feliz de ter a oportunidade de voltar a Romênia e cantar para vocês e eu quero agradecer vocês por me dar essa oportunidade.