Nova entrevista para a Iltalehti!

Tarja Turunen passou mais tempo do que nunca com sua família na Espanha! Ela não vai esquecer as palavras de sua filha. Para Tarja, este ano tem proporcionado tempo de qualidade com Naomi.

A cantora Tarja Turunen, 43 anos, tem passado mais tempo com a família do que nunca. Enquanto o inverno se aproxima ela pensa sobre o lado bom deste ano excepcional, mas na primavera a situação era oposta.

“Tem sido difícil lidar com as incertezas do futuro. A pior parte é não saber quanto tempo vamos permanecer nesta situação.”

Quando o corona esvaziou seu calendário, Turunen se deparou com uma situação completamente diferente na vida dela.

“Com a quantidade de shows que faço, durante a maior parte do ano estou viajando em turnê. Não pude fazer muito além de chamadas via zoom e Skype com os membros da minha banda. Cada um dos meus músicos vive países diferentes, então nos reunirmos é completamente impossível. Tem sido bastante difícil.”

 

Com a família

A cantora, que tem construído sua carreira fazendo turnês por anos, passou os últimos meses em casa, na Espanha, com o esposo Marcelo Cabuli e a filha de 8 anos Naomi. A mudança foi enorme.

“Tem sido incrível estar com minha família.”

Quando Naomi nasceu, no outono de 2012, nos seus primeiros anos a bebê esteve nas turnês com a mãe. Depois disso, ela ficou em casa com o pai por causa da escola enquanto a mãe viajava pelo mundo. Agora, eles recuperaram o tempo separados.

“Ela não está acostumada a passar tanto tempo comigo.”

Turunen admite que precisou de um tempo para se acostumar com o novo normal.

“Mas agora estou completamente habituada a estar com minha família e eles estão habituados a estarem comigo!” ela sorri.

“Tem sido agradável pois estou conseguindo aproveitar imensamente as pequenas coisas da vida.”

A cantora foi bastante impactada pelas palavras da filha, durante o verão.

“Há alguns meses ela me disse: ”mãe, tem sido incrível ter você em casa por tanto tempo.” Ela também me disse que entende o quando sinto falta dos shows e concertos. Naomi entende e percebe a dor que cada artista sente nestes dias”

 

Vivendo o momento

Durante os últimos meses, Turunen parou de pensar no que tem feito. A vida agitada de artista em turnê a levou para muitos lugares.

“Tenho pensado muito sobre o que estamos fazendo na vida. Posso honestamente dizer que finlandeses são completos. Nós somos completos.”

A cantora deu um passo em relação à mentalidade familiar.

“Tenho um esposo argentino que mudou meu modo de pensar sobre o porquê de eu estar estressada.”

Turunen e sua família tem acompanhado da Espanha o espraiamento da pandemia do coronavírus. Em alguns momentos, a situação pareceu desesperançosa.

“Na Espanha os números são altos, se você olhar apenas para eles não consegue enxergar a vida por trás.”

A cantora se esforçou para confiar nos políticos e na prevalência da vida. A força e atitude positiva que ela recebe da família a tem ajudado a se acostumar com essa nova situação.

“Apesar de tudo eu tenho uma mente calma. Espero que essa situação seja controlada e que as pessoas possam viver sem medo. Todos dizem que encontramos força nas pessoas que amamos. Você não pode viver com medo. Não sabemos como será o amanhã, precisamos viver o momento.”

 

Com saudade dos palcos

A cantora tem tentado utilizar o tempo livre da melhor maneira possível. Por isso, novas músicas nasceram.

“Compus muitas músicas novas, tenho focado nisso.”

Ela planeja um novo álbum e concertos na Finlândia no final do ano. De qualquer forma, ninguém deve ficar muito animado quanto às apresentações, pois a pandemia pode mudar os planos completamente.

“Os concertos vão acontecer se tudo correr bem, mas nestes tempos você não pode ter cem por cento de certeza.”

Se os concertos acontecerem conforme planejado, uma cantora mais serena subirá ao palco. Turunen se encontrou com um velho amigo que mostrou que as reflexões dos últimos meses causaram uma mudança permanente no comportamento dela.

“Um amigo me perguntou: ”o que aconteceu com você, você está tão calma!” respondi que estou calma porque estou feliz, saudável, tenho uma família maravilhosa, uma carreira e planos para o futuro. Isso é algo maravilhoso”.

 

Tradução Finlândes-Inglês: Tarja Turunen Suomi