“Quase chorei de alegria quando pude sair de casa”

Tarja Turunen passou quase 10 semanas em quarentena em casa, na Espanha. A pandemia prejudicou suas finanças, mas fortaleceu a alegria de estar com a filha e no lar.

O Coronavírus afetou a Espanha cruelmente, tendo levado a vida de quase mil pessoas por dia. Todo o país entrou em lockdown, as pessoas estavam em quarentena. Tarja Turunen, Marcelo Cabuli e a pequena Naomi se isolaram em sua linda casa. Algumas pessoas disseram para a cantora que esse é o problema em viver em um país quente.

“O calor não ajuda muito quando você não pode ir a nenhum lugar”

Marcelo tem feito compras uma vez por semana, de máscara, cujo uso é obrigatório. Tarja não cozinhava tanto assim há anos. Quando as medidas de quarentena começaram a ser flexibilizadas, um responsável podia sair com a criança em um raio de um quilômetro em relação a sua casa. Adultos podiam sair pela manhã e pela noite.

“Quase chorei na praia, tive que contar a todo mundo que estava lá. Foi uma sensação maravilhosa.”

Tarja tirou uma selfie sem maquiagem e postou no instagram. Quando ela posta algo nas redes sociais, é significativo. A cantora tem mais de 400 mil fãs por todo o mundo nessa rede social e mais de um milhão no facebook. A imprensa finlandesa também notou a foto natural.

A finlandesa conta que pessoas espontâneas se tornaram mais sérias. “Todos têm respeitado o distanciamento social, até onde pudemos observar; e quando a quarentena foi flexibilizada todos se cumprimentavam à distância.”

Ela lembra que na Espanha, em Marbella, cidade em que vive; muitas pessoas têm apartamentos sem varanda. Foi desconfortável ficar em casa.

Estamos fazendo esta entrevista via Skype. Tarja responde alegremente do seu escritório, em casa. É uma manhã ensolarada na Espanha.

“Acordamos cedo, porque nossa filha assiste aulas online. Ela tem aula todo dia, das 9 às 16:15. É necessário baixar códigos; ela precisa de ajuda com isso. Aulas online não são algo simples.”

Naomi, de 7 anos, está no terceiro ano em uma escola de língua inglesa.

“Naomi acorda todas as manhãs e aguarda a hora de começar as aulas. Ela também faz aulas online de piano.”

A avó paterna da garota, uma argentina de 90 anos, mora perto. Ela mudou de Buenos Aires para Marbella seguindo o filho.

“Ela tem receio até de abrir a janela, porque não consegue se locomover muito. Preocupamo-nos bastante. Felizmente, temos usado iPad por anos. Vovó o usa para brincar com Naomi. Ela tem um ótimo senso de humor, é completamente lúcida.”

A mãe de Tarja faleceu há 17 anos. Seu pai, Teuvo, mora na velha vizinhança da família. Tarja mantém contato por vídeo chamadas e o lembra de manter o distanciamento social.

A cantora deveria fazer uma longa turnê durante a primavera e o outono, e uma série de concertos natalinos depois disso.

“Meu trabalho está praticamente zerado. Marcelo remarcou todos os meus shows para o outono ou para o próximo ano. Esperamos que talvez seja possível em outubro. Agora, a perda financeira é enorme. Precisamos pensar com o que e como podemos seguir adiante.”

A cantora costuma se apresentar para grandes audiências. O recorde é 600 mil pessoas, no festival Woodstock, que ocorre na Polônia.

“Tenho muitos equipamentos nas turnês de rock. Se o tamanho do público diminui para o mínimo, é impossível para mim, financeiramente, organizá-las.”

Marcelo cuida das finanças. O esposo de Tarja é também o produtor e empresário dela.

“Pensamos sobre o futuro o tempo todo, 24 horas por dia.”

Ninguém da equipe de trabalho de Tarja teve corona, mas amigos e pessoas conhecidas adoeceram. Quando um fã conhecido, Ivan, faleceu em decorrência da doença, ela o dedicou uma música no Instagram. Fãs ativos são importantes para os artistas, porque eles lideram fã clubes, atualizam fanpages nas redes sociais unicamente por amor ao ídolo.

Música é parte da alma de Tarja e dá forças a ela.

“Sinto muita falta dos shows e dos meus colegas. Cantar me traz tanta alegria. É sempre um prazer conhecer pessoas.”

De qualquer forma, ela tem trabalhado em casa: compondo, escrevendo letras, tocando, cantando e gravando. A casa dela foi projetada por um arquiteto belga, conhecido do casal. Ele projetou um estúdio para gravação de vocais, piano, mixagem; edição de fotos e vídeos.

“Sou da velha guarda e meus fãs hardcore ainda querem cds ou vinis físicos.”

Tarja gosta de fazer tudo pessoalmente. Tudo passa pelas mãos dela. Figurino, capa e todos os aspectos artísticos.

“Sou uma pessoa emocional e diligente. Controlei-me demais e me torturei com acusações sobre possíveis erros durante os shows. Hoje, sou capaz de me perdoar. Deixo as coisas seguirem no seu próprio ritmo.”

Se ela se estressar, Marcelo ajuda.

“Ele segura as pontas. Felizmente tenho alguém em quem posso despejar tudo.”

“A casa é moderna e os moradores gostam do design. Quando o vô Teuvo vai visita-los, gosta de sentar em algo de design clássico para tirar um cochilo: a cadeira de Aarnio.

“Faço muita coisa em casa. Temos uma casa grande, com jardim. Há muito que se limpar e cozinhar.”

Marcelo faz a parte dele, mas Tarja realmente gosta de limpar a casa e de fazer o trabalho doméstico.

“Ah, é tão bom depois de chegar da turnê poder pegar um aspirador e pôr as roupas para secar.”

O casal já morou em Buenos Aires, Antigua (Caribe) e na Alemanha.

“Buenos Aires foi uma grande experiência para uma pequena garota de Karelia. A vida era colorida e maravilhosa. Com uma filha, a ideia de mudar surgiu. As viagens das turnês eram muito longas e o momento era complicado. A cidade não era mais segura, muitos dos nossos amigos já estiveram sob a mira de uma arma.”

Naomi esteve nas turnês nos seus quatro primeiros anos. Há algum tempo, ela cantou com Tarja em Moscow, para um grande público. Os joelhos da mãe estavam tremendo.

“Naomi tem uma alma bastante artística: desenha bastante e faz arte em papel. Ela não brinca com brinquedos, mas traz galhos para casa e constrói coisas com eles.”

Ela não é forçada a nenhuma direção.

“Ela tem uma enorme força criativa, assim como Marcelo; mas o signo de Marcelo é Virgem; ele também é atento aos detalhes.”

A família fala espanhol, finlandês e inglês.

“Há uma língua secreta que apenas as mulheres dessa casa falam. Ocasionalmente provocamos o Marcelo falando em finlandês.”

Marcelo e Tarja estão juntos há 20 anos. Qual o segredo da relação?


“Temos muitas coisas em comum. Amamos nosso trabalho, nunca tivemos nenhum problema. Desde o início, meu parceiro sempre pareceu o certo.”

Os primeiros três anos do relacionamento foram à distância, eles se viam pessoalmente a casa três meses. Tarja e Marcelo são casados há 18 anos, mas eles não têm o hábito de celebrar a data.

“Agora parece que poderíamos, talvez possamos receber amigos se o corona nos permitir.”

Tarja deixou Kitee quando tinha 15 anos para estudar na escola de artes da Savonlinna. Lá, ela foi a primeira da turma de canto. Ela acabou na música clássica por causa de Whitney Houston. Tarja queria cantar como a americana, mas não tinha as habilidades necessárias. Em Kitee havia apenas aulas para canto clássico, que se moldou bem à voz dela e mudou completamente o modo como usava sua voz.

“Foi impressionante sentir como todo o meu corpo participava do canto. Combinar a técnica de canto clássico com rock demandou anos de muito trabalho. Continuei meus estudos na universidade e aulas de canto, mas ninguém me ensinou como cantar rock com uma voz clássica. Tive que fazer esse trabalho sozinha.”

Tarja não define o próprio estilo estritamente.

“Canto clássico sempre foi meu norte. No rock eu posso ser livre e me divertir. Nunca perdi o senso disso.”

Tuomas Holopainen fundou o nightwish em Kitee, em 1996, uma banda de metal sinfônico distinta. A soprano Tarja se tornou o principal nome do gênero; sua carreira internacional com a banda durou 15 anos. A parede do escritório dela é coberta por álbuns de ouro e prêmios de honra.

“Tive que fazer o trabalho por conta própria. Às vezes tem sido difícil, tenho tomado grandes decisões. No começo da minha carreira solo, estava em uma bifurcação e tive que encontrar novas pessoas com quem pudesse trabalhar. Não dei espaço aos pensamentos negativos; segui em frente e chutei as pedras no meu caminho. De outra forma, eu não teria uma carreira internacional na profissão que amo. A paixão pela música me levou adiante.

Hot question: você cantaria com o nightwish?

“Só me perguntam isso na Finlândia. Isso não tem nenhum papel na minha vida.”

 

Tradução Finlandês-Inglês: Tarja Turunen Suomi.