Tradução finlandês-inglês: Tarja Turunen Suomi | Tradução inglês-português: Tarja Brasil
 
Com a carreira solo veio a liberdade
Tarja Turunen fala pelo telefone no calor da Espanha, onde mora.
“Acabamos de voltar de uma grande turnê pela América do Sul. Foi um período cansativo, agora estou descansando...”
Ela precisa descansar, porque em breve começará a turnê do Yhdessä Jouluna, na Finlândia: serão 15 apresentações em 22 dias. A turnê começará em 22 de novembro.
“Ainda que os shows sejam vocalmente desafiadores, fisicamente as coisas são mais tranquilas. Felizmente estou indo do rock para uma vibe mais calma.”
Nos últimos anos, Tarja construiu uma carreira solo de sucesso. Ela tornou-se conhecida como vocalista da banda Nightwish. Foi demitida em 2005 e logo após deu início a sua carreira solo.
“Tudo mudou naquele momento. Comecei a compor e escrever músicas por conta própria.”
Ela estava com uma nova banda, novos músicos e o próprio público.

“Tudo mudou para melhor. Gosto da liberdade como artista. Ninguém me controla ou me diz o que fazer. Passei dos 40 anos, estou velha e agora posso me sentir livre ao compor.”
 
Constante saudade da Finlândia
A artista possui uma fã-base sólida na Finlândia. O último concerto que fez no país, em uma igreja, foi no natal de 2014.
“Ainda que eu tenha uma vida maravilhosa e um lar igualmente maravilhoso na Espanha, com meu esposo Marcelo (Cabuli) e minha filha Naomi, a conexão com a Finlândia nunca desaparece. Temos família e amigos no país, mas a vida nos levou a outro lugar. Sempre sinto saudades da Finlândia.”
A família visita a Finlândia algumas vezes durante o ano. Às vezes, Marcelo vai para o país com a filha do casal, quando Tarja está em turnê. Turunen permaneceu um pouco distante dos finlandeses depois da situação com a Nightwish. Ela apareceu na TV em 2016, como jurada no The Voice Of Finland.
Você foi convidada para participar do programa Vain Elämää (melhores cantores)?
“Conversamos com o produtor a respeito disso nos primeiros anos do programa, depois não falamos mais. Sei que o programa é popular e que por causa dele muitos artistas aumentaram a popularidade na Finlândia, mas isso tomaria tempo e seria um compromisso. Minha agenda é apertada e conflito de datas seria um problema. E eu acho que o formato não é para mim.”
Turunen raramente canta músicas da Nightwish nos shows dela.
“Uma ou duas e é isso.”
O sétimo álbum solo de Turunen, In The Raw, foi lançado em agosto.
 
Natal na Espanha
A soprano irá a igreja de Oulu em 23 de novembro. No concerto, Turunen será acompanhada por um trio acústico formado por um violoncelista, tecladista e guitarrista.
“Apresentaremos músicas natalinas conhecidas e mais recentes.”
A artista promete que cantará walking in the air com novos arranjos. A versão mais conhecida pelos finlandeses é a do Nightwish.
Natal na Espanha
“Gosto muito do natal e adoro músicas natalinas. O natal não é a mesma coisa para um finlandês que não esteja na Finlândia. Passei vários natais debaixo de uma palmeira e sempre achei estranho.”
Turunen passará novamente o natal na Espanha, com a família.
“Chegarei em casa pouco antes do natal, então a organização de tudo ficará por conta do meu esposo”. Ela ri e conta:
“Ele monta a árvore de natal e prepara a mesa para que a esposa venha para casa e relaxe.”
Mesmo que a atmosfera do natal finlandês com árvores cobertas de neve e velas seja importante para Turunen, deixar o ambiente alegre é a prioridade dela.
“Somos felizes na Espanha. Não sou muito de tomar sol, mas a constante luz me dá muita energia. Nos exercitamos e saímos muito. Sinto-me em casa.”