A mulher do natal
Enquanto o primeiro álbum solo de Tarja Turunen está sendo preparado, o álbum de natal Henkäys Ikuisuudesta foi lançado – infelizmente só na Finlândia e na Argentina. Exclusivamente para à Metal Hammer, a antiga frontwoman do Nightwish fala sobre Papai Noel e seus planos para o futuro.
A tradução do titulo do Henkäys Ikuisuudesta é “Sopro dos céus”. Na terra natal de Tarja algo mais já está caindo do céu no meio de novembro. “Eu tenho que varrer a neve algumas vezes por dia”, ri Tarja. “Na entrada da minha garagem, há meio metro de coisa branca de novo”. Ao menos a remoção regular de neve mantêm alguém em forma, embora sua agenda esteja cheia novamente.
Entrevistas foram os programas desta semana: jornais, rádios, estações de tv. Na Finlândia, Tarja tem o status de uma Superstar, então há reportagens detalhadas embora seja só um álbum de natal. “Às cinco da manhã, minha maquinadora parou na porta do meu quarto no hotel.”, suspira Tarja. “Eu a recebi com palavras que demonstravam que ela era a última pessoa que eu queria ver àquela hora do dia”. Sem ressentimentos – ambas são amigas muito próximas.
Amizade e família têm um papel importante na vida de Tarja. O encontro anual de seus parentes significa muito para ela: “Eu não sou uma fanática por natal que começa a celebrar em agosto”, explica a finlandesa. “Mas eu finalmente posso estar com minha família toda novamente.” Para Tarja, isto está acompanhado por um humor contemplativo, luz de vida, certos aromas e talvez uma ou duas garrafas de vinho e música. “É uma tradição eu tocar piano enquanto os outros cantam juntos.” Tais canções são achadas no Henkäys Ikuisuudesta assim como obras clássicas e canções pop internacionais. A cantora fez uma seleção entre todas as canções que foram mais aclamadas pelo público em sua turnê; canções tradicionais natalinas e outras que combinam com a estação e significam muito para ela pessoalmente. “Embora fosse pra ser um álbum finlandês, eu quis fazer isso do meu jeito.”
A cantora dedicou o primeiro single, “You Would Have Loved This”, de Cori Connors, para sua mãe falecida. “nesta canção Cori digeriu as mesmas experiências de perda pelas quais eu mesma tive que passar.” Diz Tarja. Alem do aspecto contemplativo, há também uma parte animada e feliz. “Eu fiquei incrivelmente feliz quando Benny Andersson do ABBA me deu permissão para a minha versão da canção deles, “Happy New Year”, ela conta com um sorriso. “Tanto a versão em inglês quanto a em espanhol podem ser encontrada na minha coleção. Eu escolhi a menos kitchy*.”
De acordo com a Tarja, o plano de fazer um álbum de natal existe desde 2003, mas não poderia ser feito por causa de suas atividades com o Nightwish. Mas porque o seus fãs alemães só podem comprá-lo importado ela mal pode explicar: “Era pra ter sido lançado só na Finlândia”, explica a cantora: “Tais álbuns são tradição aqui. Mas já que eu vivo na Argentina também, é excitante ver como as pessoas lá reagirão.” Obviamente, as gravadoras européias não está cientes do grande interesse em qualquer um de seus lançamentos.
A maneira finlandesa de celebrar o natal parece muito exótica na argentina. “ As crianças lá raramente acreditam em Papai Noel.” Pisca Tarja. “Não me admira, que os chocolates derretam a temperatura acima dos 30 graus.” Mas a finlandesa tem uma opinião firme sobre a origem do entregador de presentes: “Claro que Papai Noel vem da Finlândia!” grita Tarja. “Não há dúvidas sobre isso.”
Mas como a cantora foi capaz de entrar no espírito natalino no meio deste verão quente? “Meu marido decorou o estúdio todo com coisas de natal” ela ri. “Tudo está cheio de duendes” Com uma mudança de estúdios os duendes se mudaram também. A cantora quer entrar em estúdio ano que vem novamente para finalmente gravar seu álbum solo. “Como uma artista, este é um grande desafio para mim” ela explica. “Eu mesma tenho que tomar todas as decisões, estou cheia de responsabilidades”. No momento, eu ouço diariamente um bocado de canções que me foram oferecidas por vários compositores. Eu já me decidi por algumas, mas sua paciência terá que durar até o outono de 2007.”
2006 - Metal Hammer - A mulher do natal
- Detalhes
- Entrevistas
- Acessos: 1014