ILONA #37/ 15.9.2010
Texto original: Sanna Kekki
Tradução para o inglês: Afrodite, do fórum oficial.
Tarja Turunen: Eu e Marcelo amamos mimar
Os pilares básicos da vida de Tarja Turunen são amor, trabalho e esportes. A relação com Marcelo já dura dez anos.Quando será o momento para uma adição na família?
ESPORTES
Tarja Turunen pensa em cheesecake enquanto levanta a bola de fitness na academia de sua casa, no porão. Seu personal trainer assiste. Excelente, Tarja, em breve seus ombros estarão em boa forma para ir à praia, ele/ela torce(nota: a versão finlandesa não define sexo).
Ok, eu consigo aguentar, Tarja pensa e decide se concentrar nos últimos movimentos ao invés do cheesecake. Depois de 45 minutos de malhação, é hora do café da manhã. Tarja come frutas, cereais, iogurte natural e café.
Com que frequência você malha?
- Todo dia, se eu puder. Eu corro e malho na academia. Exercito todo o meu corpo, mas me concentro principalmente nos músculos das costas e no abdômen. Quando malho posso deixar minha cabeça descansar e aproveitar as boas sensações que vêm a seguir.
Por quê malhar é tão importante?
- Por causa do canto. Você pode comparar um show com uma longa caminhada. Tenho que estar em forma para poder respirar equilibradamente e cantar. Fazer rock de um lado ao outro do palco demanda boa forma física.
Você se exercita com seu marido, Marcelo?
- Raramente, porque o negócio dele é o futebol. Eu o acompanho muito, mas muito raramente aos campos. Nosso hobby conjunto é o mergulho, mas não podemos fazer isso todas as semanas. Acabamos de voltar do Caribe, onde vimos tubarões, tartarugas e corais. Fizemos 60 mergulhos.
AMOR
O cheiro de salmão enche a cozinha. O vinho tinto respira em copos. O som do álbum mais recente de Ozzy Osbourne vem das ala de estar. Tarja está cozinhando o jantar para seu marido. O prato preferido dele – graças a Tarja – é “vendace”, um tipo de peixe de águas frias. Você não consegue encontrá-los em Buenos Aires, por isso peixe e vegetais sempre estão assando no forno.
O casal fala sobre seus trabalhos diários. Às vezes eles são absorvidos por seus pensamentos. Tarja sempre aproveitou que com Marcelo ela também pode ficar quieta. Palavras não são sempre necessárias, um abraço é suficiente.
Qual é o segredo da sua felicidade?
- Marcelo demonstra afeto e me cumprimenta diariamente. Ele se lembra de dizer que eu sou bonita, por fora e por dentro. Depois de dez anos ainda adoramos nos mimar.
Por quê o Marcelo é o homem certo pra você?
- Gostamos das mesmas coisas. Nunca temos que pensar no que cozinhar porque a escolha do outro sempre é boa. Não discutimos por causa de coisas pequenas do dia-a-dia porque somos almas gêmeas. Acreditei nisso somente quando aconteceu comigo.
Você tem 33 anos. Sonha com filhos?
- Nós conversamos muito sobre um bebê desde que atingimos os trinta anos. Apesar disso, não é uma opção para o momento atual. Talvez daqui a uns dois anos.
TRABALHO
Tarja celebrou seu aniversário em um festival eslovaco no meio de agosto. Depois do show, Tarja foi levada para o backstage, onde fãs estavam aguardando. O queixo da cantora caiu quando ela viu um bolo de três andares com seus fãs e um livro de quase 700 páginas com cumprimentos, felicitações e fotos dos fãs. Tenho os melhores fãs, Tarja pensou.
Por quê você quer fazer música?
- É o meu fogo e paixão. Apenas agora aprendi a correr. Com o álbum anterior eu ainda estava caminhando.
O que você quer melhorar?
- Tudo. Aprender a cantar é algo que nunca acaba. Você nunca pode dizer “agora eu sei cantar” porque sempre haverá alguém melhor do que você. O conhecimento mantém seus pés no chão.
O que você espera do outono?
- Estou de ferias, me preparando para a turnê que se aproxima. Sou louca por limpeza, então partes dos meus dias são usadas para limpar e reorganizar nossa sala de estar. Além disso, quero sentar e respirar.
O que você quer dizer?
- Quero me concentrar em meus pensamentos em silêncio e olhar para for a da janela, em Buenos Aires, para as casas altas, ouvir o som dos carros e do vento. Buenos Aires é como uma pintura em movimento, sempre mudando. Fiz meu lar aqui. A cidade é parte de mim, minha história, minha vida.
Tarja, quando foi a última vez que você...
..chorou?
- Quando ouvi os arranjos orquestrais que um amigo meu fez para uma das minhas músicas. Fiquei tão lisonjeada e orgulhosa que isso me emocionou.
..fez um novo amigo?
- Não procure por novos amigos porque os amados que são parte da minha vida são um presente suficiente.
..malhou?
- Quase todo dia. Saio para corer, nadir e fazer um programa de exercícios sempre que posso.
..xingou?
- Nesta manhã, quando a nossa geladeira parou de funcionar. Toda a comida estragou.
..riu?
- Quando falei com meu pai pelo Skype. É ótimo que ele tenha aprendido a usá-lo. Agora podemos manter contato de forma bem mais barata.
..disse ‘eu te amo’?
- A noite passada, quando fui dormer perto do meu amado.
..quis uma mudança?
- Quando falei com o Marcelo sobre diminuirmos o nosso ritmo de trabalho, para não termos cabelos broncos tão cedo e vivermos mais.
..comprou uma roupa nova?
- Buenos Aires é uma cidade ótima para se comprar. Se saio par aver vitrines, acabo levando alguma coisa pra casa em quase todos os passeios. Da última vez comprei uma minissaia de couro.
..cozinhou?
- Tenho uma nova cozinha, em que adoro cozinhar. Da última vez fiz galinha de forno e vegetais apimentados. Um jantar light e com poucas calorias.
..foi machucada emocionalmente?
- Há anos atrás. Estou cercada por pessoas tão maravilhosas que não preciso me preocupar com coisas desse tipo.
..aprendeu alguma habilidade?
- Pratiquei espanhol por anos. Agora parece que ele está ficando bom.
..leu um livro?
- A Bruxa de Portobello, de Paulo Coelho, estava na minha bolsa durante os festivais de verão. Leio geralmente em inglês.
..assistiu um filme?
- Eu e meu marido vamos ao cinema com freqüência, é o nosso modo de relaxar. Da última vez assistimos “O Último Mestre do Ar” (do desenho Avatar).
O dia da Tarja
"Meu despertador toca às oito. Coloco minhas roupas de esportes e vou para a academia. Depois de generosas uma uma e meia de exercícios, faço um café da manhã leve para meu marido e para mim. Vejo meus e-mails e o trabalho do dia. À tarde eu começo meus exercícios de respiração e canto, que levam algumas horas. Depois disso ajudo meu marido com seu trabalho e vamos às compras. À noite cozinho o nosso jantar ou saímos para comer. Antes de irmos para a cama, visitamos a sauna.”