Ontem foi um dia quieto. Só Jetro, Marcelo e eu estivemos trabalhando no estúdio fazendo edições para as músicas já gravadas pela banda.

É bom poder saber que muitas das músicas já estão prontas, só esperando pelos meus vocais...

Usei um microfone de que gostei muito nas minhas últimas gravações, mas quando começamos a perguntar por ele há muito tempo atrás, não conseguimos encontrá-lo em toda a Finlândia! :(

Então ontem fomos à procura de muitos microfones que tínhamos aqui conosco e isso foi muito útil. Podem haver diferenças muito grandes entre microfones e, na minha experiência, os que são normalmente utilizados em gravações de vocais não são muito bons para a minha voz.

 

IMG_5863

Geralmente os microfones não aguentam o meu registro alto, então preciso encontrar um que tenha um bom registro de agudos, mas que também seja bom o bastante para transmitir os momentos mais suaves.

Vou gravar meus vocais em dois estúdios diferentes; no Petrax, onde estou cantando a maioria das faixas "rock" e no El Pie Studio, em Buenos Aires, onde as músicas mais orgânicas, com mais cara de trilha sonora, serão gravadas.

Hoje tivemos mais um convidado conosco. Marzi Nyman veio adicionar deus efeitos de guitarra em algumas das minhas músicas.

IMG_5881

Eu conheço o Marzi dos meus concertos de natal. Ele tocou nos últimos shows na Finlândia e sempre amei seu jeito de utilizar os pedais e efeitos.

 

IMG_5885

Ele cria ambientações inacreditáveis, como Doug faz com o baixo.

Algumas das músicas requerem atmosferas especiais e é melhor fazê-las de formas orgânicas em detrimento do uso de samples.

Obrigada, Marzi, pelo seu trabalho inteligente.

 

IMG_5875

Mais uma cois legal que aconteceu hoje: recebi o primeiro arranjo de orquestra de Jim e tenho que dizer novamente que ele é MUITO talentoso. Ele simplesmente me arrasa toda vez com seu trabalho.

A orquestra soará massiva e bela, exatamente como eu queria que soasse. Esperem para ouvir!

Comecei a gravar os vocais para a primeira música, "LL". Foi a escolha mais fácil para se começar. A música será absolutamente e definitivamente a faixa mais pesada no meu álbum, escrita pelo Alex, pelo Johnny e por mim.

 

IMG_5890

Acho que tudo correu bem e foi divertido gravar. Muito fácil, levou apenas alguns takes para deixá-la OK :D

Amanhã estarei à procura de novos desafios.

Com amor, Tarja