"Me preocupo com como irei lidar"

Tarja Turunen passou em Helsinki para falar um pouco do álbum ao vivo que acaba de lançar. Também conversamos sobre uma mudança e porque a família agora está discutindo ter bebês.

O Novo álbum, ACT II, tem no total oito horas e meia de música e vídeo.
"Cortar o álbum até seu formato final foi um trabalho maciço. Eu encarei eu mesma na tela quase todo dia por cinco meses. Fiquei conhecendo todas as rugas" Tarja ri de sua própria maneira alegre.
A bela completa 41 anos semana que vem, mas parece que o tempo não a afeta em nada. Tarja toma cuidado com seu corpo e saúde meticulosamente, mas os próximos meses do fim desse ano a fazem refletir.
"A maior preocupação desse ano é como eu irei lidar. Eu estou em boa forma, mas eu já passei dos 40 e você não pode achar que tem nada garantido. É por isso que me preocupo com como vou lidar com uma tour pesada pelo resto do ano."

Ela sentirá falta de sua família, ainda que seu marido e empresário Marcelo Cabuli e sua filha de seis anos, Naomi, planejem visitá-la em alguns shows. Em três semanas, a cantora subirá nos palcos no Rio de Janeiro e dará início a uma tour de um mês. Em Outubro terá uma turnê na Europa e antes do Natal ela ainda tem sua própria tour de Natal e a tour do Raskasta Joulua.
Sua força será testada porque ela não teve férias reais o ano todo. A edição e agora o lançamento do álbum ao vivo levou de Janeiro até o começo do verão.
"Eu sou perfeccionista, não conseguiria publicar algo que ficasse meia boca de algum jeito. Um reporter britânico que me conhece há vinte anos colocou que eu sou minha pior crítica. Eu sou muito meticulosa em tudo que faço."

O lado bom de seu perfeccionismo é o desenvolvimento de habilidades pessoais.
"Com duras auto-críticas o trabalho é bem mais difícil. Mas seria terrível se a motivação para melhorar desaparecesse. Eu teria que pensar em parar de trabalhar [se isso acontecesse]."
Tarja tenta ser um pouco mais gentil consigo mesma.
"Eu tive que me forçar a aprender que você não precisa se estressar ou estar tenso sobre tudo. Por outro lado, eu também sempre fui legal demais. Eu ainda hoje facilmente apanharia se eu deixasse" Tarja pondera.

A mudança para uma nova casa adicionou à já lotada agenda desse ano. O casal desenvolveu uma casa que é certa para eles, levou um ano para construir. Sua casa no Caribe ainda está lá e eles não pretendem se livrar dela, mas seu lar atualmente é perto de Marbella, na Espanha.
"Nós encontramos uma área residencial calma onde você pode se sentir seguro após viver em uma cidade com milhões. O estilo interior é o mesmo que tínhamos em Buenos Aires, tudo é preto e branco"
Felizmente o casal tem gostos parecidos.
"Marcelo ama o design Finlandês. É importante para ele também que isso esteja na nossa casa. É uma casa única, mas é perfeita para nós. Eu amo decorar, é uma das minhas grandes paixões fora da música."

Tarja se sente grata que morar na Espanha fez bem à família.
"Eu e Marcelo estamos juntos ha 18 anos, mas eu nunca o vi se sentindo tão bem quanto agora." Eles se casaram no último dia de 2002. Em julho do ano seguinte eles fizeram uma festa de casamento na Finlândia. Então agora eles têm dois aniversários. "Nós geralmente comemoramos no Ano Novo, porque já é uma hora de comemorações em geral. Fora isso geralmente não comemoramos outros dias especiais porque é comum estarmos trabalhando."
Era um dia de trabalho algumas semanas atrás quando Naomi completou seis anos. Uma festa foi feita antes, porque mamãe tinha que trabalhar no dia. Naomi faz aulas de piano, teatro e judô.
"Ela com certeza vai seguir para algum lado de performance. Ela é uma criança bem fácil. A unica grande mudança veio quando ela começou a ir a escola. Marcelo agora é um pai caseiro, eles tem suas próprias coisas."
A família tem conversado bastante sobre bebês.
"De maneira alguma com Marcelo, mas Naomi está pensando muito no assunto. Ela pergunta como ela pode encontrar um namorado para ter um bebê" Tarja ri.
Naomi pode querer um bebê na família, mas a mãe acha que ela não completará esse desejo.
"Naomi continuará sendo nossa única filha. Nós não tomamos uma decisão consciente com Marcelo, mas é o que vai ser" Tarja diz.
Tarja chegou na Finlândia na noite antes da entrevista. Ela pretendia ficar na Finlândia depois do show em Vaasa, mas teve que inesperadamente voar pra casa para cuidar da filha quando o marido precisou ir a uma viagem de negócios.
"Eu passei a noite em Porvoo e encontrei meus irmãos. Fazia muito tempo que nós não nos encontrávamos só nos três, sem filhos ou esposos"
Durante a noite no restaurante na praia eles falaram das vidas deles.
"Nós não conseguíamos lembrar quando tinha sido a ultima vez que tinhamos tido um momento assim com só nós três. Nós sempre fomos próximos, mas não temos muito tempo para ficar juntos. Dessa vez nossas discussões foram realmente profundas."

A mãe deles faleceu dez anos atrás, mas o pai, aos 77, tem muita energia.
"Meu pai está em ótima forma. Ele dirige por ai em um trailer com sua namorada. Ele dirigiu até Vaasa para ver meu show. Quase aos 80, ele ainda se misturou facilmente com o resto da multidão."
Tarja também passou na Finlândia no fim de Junho. Era um novo projeto de trabalho, que ela não pode discutir ainda. Ela responde vagamente às especulações sobre um novo trabalho na TV.
"Eu adoraria fazer mais coisas na TV no futuro" a ex-treinadora do The Voice admite, mas não pode dizer mais nada.

Mais Raskasta Joulua no futuro

Tarja Turunen teve um dueto de Ave Maria com seu antigo companheiro de banda Marco Hietala Dezembro passado na tour do Raskasta Joulua.
"Foi uma experiência significante. Tinha muito em jogo, mas eu não estava nervosa pela reunião depois de 12 anos."
Eles pretendiam ensaiar o dueto com antecedência.
"Marco não veio no ensaio então nós subimos no palco sem praticar. Rimos dizendo que ensaiar é pra quem não tem talento. Depois da performance nos abraçamos no palco. Muitos na audiência gritaram ou choraram. Eu estava emocionada também, lagrimas estavam caindo." Tarja se lembra. Após o dueto, eles ficaram em contato.
"Eu também estarei na tour do Raskasta Joulua esse ano. Não em todos os shows, mas conseguirei estar em 18 deles" ela conta.

Tradução Finlandes-Inglês: Tarja Turunen Suomi