Act II de Tarja, queridinha da Finlândia

Se você acha que heavy metal tem que ser sobre guitarras e vocais berrando, repene, porque você nunca ouviu Tarja Turunen. Melhor conhecida como "Tarja." Ela tem chamado atenção no metal desde o seu começo como frontwoman nos gigantes do metal sinfônico, Nightwish, até o seu sempre crescente sucesso como uma artista solo. O estilo operático de Tarja cantar abriu a porta para muitas outras bandas de metal sinfônico, tais como Within Temptation e Delain.

O mais recente lançamento de Tarja é Act II, e é uma continuação para o imensamente bem sucedido Act I: Live in Rosario. Lançado em 2012, o sucesso do Act I ajudou a propelí-la de uma queridinha da Finlândia para uma superestrela internacional.

Act II foi gravado em duas noites

Act II foi gravado ao vivo em duas noites de 2016. O primeiro capítulos no renomado Metropolis Studios em Londres, Reino Unido, e o segundo capítulo no Teatro Della Luna em Milão, Itália.

Escolher uma música que se destaque no Act II é quase impossível. À medida que o álbum flui, ele parece ser apenas uma música, que é o que Tarja quer com a música dela. Uma peça da performance que se sobressai memoravelmente é "The Living End". A canção combina a orquestração liderada pelo piano com a voz angelical de Tarja. "The Living End" produz um trabalho de arte poderoso, mas ainda suave. Musicalmente, ela tem o fluxo de um suave córrego de montanha, que lentamente flui para um lago de tranquilidade.

O som de "The Living End" é muito pacífico, mas não se engane achando que a voz de Tarja não tem poder. "Victim of Ritual" começa com a bateria, quase como um tambor, e rapidamente se abre em uma masterpiece operática cheia de poder. "Victim of Ritual" demonstra a voz de Tarja enquanto ela corre das profundezas do inferno até os mais altos cumes do céu. E logo quando você acha que a beleza da voz de Tarja está em seu auge, ela então te arrasta para baixo com a eloquentemente maligna "Undertaker." Ela usa uma sinfonia e a combina com letras que farão os cabelos em sua nuca se arrepiarem:

"Encontre seu criador, toque seus sinos em vão
Coveiro, eu sou o motivo pelo qual você veio.
Alimente sua vida com cada necessidade que você tem
e lá embaixo para sempre, oh, tão triste."

Malignamente impressionante

O Act II de Tarja é mais do que apenas uma performance ao vivo: é uma obra de arte vocal e lírica. As letras capturam a sua voz, às vezes inocente, que pode de repente se tornar malignamente impressionante. Espere uma montanha russa ao vivo como você nunca viveu antes enquanto ouvir ao Act II. Não se preocupe, porém, Tarja te trará de volta a salvo. Posso prometer que você irá passear de novo e de novo e de novo. Você irá querer experienciar a perigosa beleza de todo o catálogo de Tarja. Para experienciar o Act II por completo, pegue a sua cópia em 27 de julho de 2018, através da earMUSIC.

Link da original: https://shockwavemagazine.com/tarja-act-ii/