2016 - Loudersound: Nemo

Escrito por Julia . Posted in Entrevistas

Nos bastidores de Nemo: o making of da música que impulsionou a carreira do Nightwish

Enquanto o Nightwish celebra seu aniversário de 20 anos, Tuomas Holopainen e Tarja Turunen relembram o trabalho orquestral que lhes concedeu a audiência de milhares de pessoas.

A maioria das bandas de sucesso pode associar a chegada ao sucesso a um momento em particular. Para a banda finlandesa Nightwish, campeões do metal sinfônico, esse momento é o do lançamento de nemo, primeiro single do álbum Once. A banda já havia se estabelecido fortemente na maior parte da Europa e América do Sul, mas foi nemo, lançado em 2004, quem lhes deu projeção internacional.

(...)

Tarja Turunen recorda:

“Quando Tuomas tocou nemo pela primeira vez, achei a música muito bonita, com uma melodia fácil de pegar. Eu realmente adorei. Ela não se tornou, imediatamente, uma das minhas favoritas, porque eu geralmente preferia músicas mais longas e complicadas; mas ela obviamente deveria ser single. Geralmente, me sinto mais nervosa ao gravar um single, mas o objetivo é fazer uma boa gravação. Foi um bom momento.”

Sobre o vídeo, a finlandesa diz o seguinte:

“O vídeo era sombrio, marcante, colorido e bastante gótico. Recebemos muitas flores góticas depois dele! Não acho que o Nightwish tenha se considerado uma banda gótica, mas fomos bem recebidos por esse público. Uma amiga e alfaiate finlandesa teve a ideia do sobretudo vermelho; de uma cor forte contra o branco da neve. Se você pensar nas bandas de metal sinfônico com vocalistas mulheres, perceberá que geralmente elas se vestem de preto. Sempre fui a garota esquisita da voz esquisita, operática; então eu vesti aquele sobretudo...eu ainda vejo, nos shows, garotas vestidas como eu, então acho que foi uma boa escolha.”

Nem todos eram simpáticos à visão opulenta do Nightwish. De qualquer forma, Tarja explica:

“Tivemos, inicialmente um “não” da MTV, porque eles não queriam exibir um vídeo na neve!”, ela ri. “Pensamos: porque vocês mostram vídeos na praia o tempo inteiro, mas não querem mostrar a neve caindo?” Alguns canais de TV não estavam dispostos a exibir o vídeo. Ele foi algo importante para nós; a partir dele, muitas pessoas nos conheceram.”

Lançado em 19 de abril de 2004, nemo foi, sem sombra de dúvidas, o responsável por alçar Nightwish às paradas. Era impossível não ouvir o buzz sore a banda. O vídeo fez sucesso na TV e online, rapidamente. Quando Once foi lançado, dois meses depois, chegou ao topo dos charts europeus e os finlandeses se viram, rapidamente, chamados de fenômeno musical do ano.

(...)

Em retrospecto, fica evidente que o impacto de Nemo e do Once foram fundamentais para a sólida popularidade  e potência comercial que a banda continua a usufruir atualmente. Os integrantes da banda trabalharam duro para alcançar suas ambições e o fato de ter adquirido grande influência causou mudanças em suas vidas.

 

“De repente, todos queriam um pedaço da gente, era esquisito”, Tarja observa. “Os locais eram grandes e isso era maravilhoso, mas não sei se eu consegui aproveitar as coisas. Foi tudo muito rápido. Eu não sei se alguém poderia ter apreciado isso. Éramos jovens e tínhamos trabalhando bastante para tornar nossos sonhos reais, mas era meio assustador, de certo modo, ser a única mulher na estrada. Eu era a primeira que todos viam e com quem queriam falar primeiro. Os rapazes sempre poderiam escapar (risos). Havia muita pressão envolvida; não foi uma época fácil para a banda. O sucesso veio, mas era difícil de lidar. Se você me perguntar agora se eu aproveitei, não posso dizer que sim, e é um tanto triste, não é?”

(...)

Nightwish e Tarja seguiram caminhos distintos depois da tour do Once. Agora, depois de mais de uma década, ambos estão orgulhosos das músicas que fizeram juntos  e da longevidade do sucesso compartilhado. (...) Tarja ainda canta nemo e outras músicas da banda durante seus shows, o que diz muito sobre a mágica que eles criaram.