Quando você diz a palavra “natal” o que vem à mente é canções natalinas, felicidade, presentes e papai Noel. Eu nasci na Finlândia e natal lá é visto como algo quieto, tranquilo e meio mágico, misterioso e nossas tradições natalinas são importantes.

11 anos depois do seu primeiro cd natalino, “Henkays Ikuisuudesta”, Tarja nos traz “from spirits ans ghosts” (score for a dark christmas), um álbum gravado no Caribe, na ilha de Antigua que possui uma canção nova, “together”. “Desde o começo da produção do álbum eu disse que queria escrever algo para ele, porque todo o resto é internacionalmente conhecido. Minha canção definitivamente não é tipicamente de feliz natal; é sobre o lado sombrio desse período para pessoas solitárias, sobre as experiências também sombrias que tivemos.”

O álbum é uma seleção de clássicos e populares hinos e canções, algumas das quais são conhecidas há séculos pela cristandade, mas que com Tarja adicionando seu próprio traço sombrio as fazem muito, muito diferentes e surpreendentemente surreais.

O primeiro lançamento para seus admirados fãs foi o hino natalino “O Come O Come, Emmanuel” – uma sombria, orquestral versão a princípio conhecida na cultura popular pelo original em latim “Veni, Veni, Emmanuel” na Alemanha, em 1710; depois traduzida em 1861. “Talvez minha música favorita (no álbum). Realmente gosto dela e mal posso esperar para cantá-la ao vivo, mesmo que seja uma música na qual eu não possa mostrar tanto meus vocais, é bastante emocionante. Minha filha sente o mesmo sobre ela.” O vídeo que acompanha esse lançamento mostra Tarja quase irreconhecível, usando uma incrível maquiagem, enquanto explora suas personagens fictícias, continuando o tema dos deus álbuns de rock. O lado iluminado, quase uma rainha do gelo, assim como ela alude; e o outro, evocam  luz e escuridão. Os visuais foram fotografados pelo renomado fotógrafo Tim Tronckoe, em uma série de fotografias promocionais que adornam o vinil, CD e o lançamento digital.

Em “O Come O Come, Emmanuel” Tarja canta em latim, em “O Tannenbaum”, escrita pelo organista, professor e compositor Ernst Anschutz, de Leipzig, em 1824, baseada em uma Silesianacanção folk de Melchior Franck, Tarja canta em perfeito alemão. “Eu estava gravando meus vocais em Antigua com meu amigo (músico alemão e compositor) Torsten Stenzel. Ele ria e dizia que eu soava propriamente como uma velha alemã! Ninguém mais fala dessa forma na Alemanha! Esse foi um elogio bastante honesto. A razão pela qual eu ainda posso falar e cantar um pouco em alemão vem da minha educação em canto clássico durante muitos anos vivendo e aprendendo na Alemanha.”

Sem dúvidas, uma das mais famosas músicas presentes no álbum e indiscutivelmente a mais velha, que data do período medieval, é “Pie Jesu”, especificamente a versão de Andrew LIoyd Webber popularizada por Sarah Brightman. Os vocais de Tarja foram gravados duas vezes. “Eu cantei por vários anos como mezzo soprano durante meus estudos na universidade antes de alcançar minha extensão como soprano. Atualmente, não tenho muitas oportunidades de cantar músicas com esse registro baixo como cantora lírica, mas mantive ele no rock. Tenho sido capaz de mantê-lo vivo. Pie Jesu é baixa se você canta em oitavas. Esse foi um grande desafio para mim. Tim Palmer (Pearl Jam, U2, Ozzy Osbourne, Robert Plant etc), que mixou todo o álbum, fez vocais baixos soarem como os principais e isso foi uma grande surpresa para mim, porque você nunca ouviu essa música desse jeito. É inacreditável como Tim sempre me faz soar brilhantemente.”

“Amazing grace” também é sem dúvida uma música universalmente reconhecida presente no álbum, construída como um quase a capella, com a letra publicada em 1779 pelo poeta inglês e clérigo John Newton. “Amo a parte instrumental orquestral perto do fim. Eu queria manter essa música tão orquestrada e tranquila quanto possível. Todo mundo conhece amazing grace.”

Uma das mais surpreendentes e, portanto, mais difícil canção natalina presente no álbum é a espanhola “Feliz Navidad” – a versão original é do porto-riquenho José Feliciano e para Tarja, fazer uma interpretação mais sombria foi extremamente difícil. “Eu sabia que com essa música enfrentaria um desafio, mas eu também sabia que com Jim Dooley (compositor americano de trilhas sonoras de filmes) poderíamos fazer algo completamente diferente do original. Nós definitivamente precisávamos de uma abordagem completamente diferente para essa música. Não foi um trabalho fácil torna-la sombria, mas com o maravilhoso trabalho de Jim, conseguimos.”

Neste álbum também estão presentes “we are three kings”, “deck the halls”, “have yourself a merry little christmas”, “God rest ye merry gentlemen”, “what child is this” e “we wish you a merry christmas”. Todas são universalmente conhecidas, mas nenhuma teve, até o presente momento, a interpretação única de Tarja.

“Estou muito orgulhosa da minha filha de 5 anos que cantou comigo em deck the halls, fazendo dela bastante assustadora. Ela fez sua gravação de estreia em duas tomadas, como uma verdadeira profissional. Gosto particularmente da mudança de tom maior para um tom menor nessa.”

“Com esse álbum eu quis me aproximar, musicalmente, do som cinematográfico. Trilhas sonoras de filmes ainda me inspiram bastante. Jim Dooley entendeu isso porque temos uma longa história trabalhando juntos. Ele fez todo arranjo de orquestra e coro das minhas gravações de rock. Ele é super talentoso e fácil de se trabalhar. Há muito tempo eu tenho vontade de fazer um álbum estilo trilha sonora com ele, mas nunca, até o momento, tinha encontrado tempo para isso. Essa foi uma grande oportunidade para nós e me fez muito feliz.”