Parte I 

Tarja tem usado a criatividade inspirada por Antígua como parte da produção e escrita em si de sua música. Seu novo álbum de Natal, From Spirits and Ghosts, será lançado semana que vem.

"Enquanto gravava o álbum, eu olhava o mar turquesa. Talvez não seja o primeiro pensamento que vem à cabeça quando se pensa em Natal, gravar no verão Caribenho, mas por conta de minha agenda, foi o que tivemos que fazer"

A música Together foi composta para o álbum, e é especificamente para pessoas que estão sozinhas no Natal.

"O Natal chega para todos, queira você ou não, mas nem para todos ele é uma comemoração alegre. Há muita solidão e sofrimento no Natal também. O álbum é escuro para o Natal, e apresenta músicas familiares transformadas em versões diferentes das convencionais."

O Natal também ganhou um novo significado na vida de Tarja depois do nascimento de sua filha.

"Eu perdi minha mãe em 2003, e depois daquilo o Natal saiu da minha vida completamente. O Natal não parecia mais o Natal, e eu não queria mais comemorá-lo. Só agora que comecei a viver o Natal novamente, através da minha filha."

O último show da Rakasta Joulua Tour é na semana antes do Natal, mas ela tem shows depois disso na Ucrânia.

"O último show é antes do Natal, dia 21. Depois disso teremos um Natal especial, porque passaremos em Nova York. Eu quero que Naomi veja todas as luzes."

Mesmo com o estilo internacional de vida de Tarja, ela quer ensinar a Naomi tradições finlandesas também.

"Naomi adora estar na cozinha quando nós fazemos pão de mel e Joulutorttus. Ela é bem rápida e gosta de fazer as coisas com as próprias mãos. Nós também tentamos fazer a Sauna de Natal acontecer, mas não é possível todo Natal. Ela ainda acredita no Papai Noel." a mãe revela.

A vida da família continuará a mudar ano que vem

"Nós vamos retornar à Europa, porque temos a intenção de construir uma casa na Espanha." eles tentaram viver na Espanha em uma casa alugada perto de Málaga pelo último ano. Sua própria casa será construída perto da mesma vizinhança, no sul da Espanha. "Nós não queremos estar numa cidade grande aqui também. Minhas viagens a trabalho serão mais fáceis porque de Málaga eu posso voar tranquilamente para qualquer lugar. Nós estamos acostumados agora com a burocracia espanhola e com o estilo de vida" Tarja, que fala conosco pelo telefone da Espanha, ri. Em adição à sua casa na Espanha, eles manterão sua casa no Caribe. "Nós não vamos nos desfazer daquilo, a casa se tornou um lugar muito importante para nós."

Tarja fez quarenta anos em agosto. Seu aniversário foi comemorado em uma casa na Espanha que o casal alugou para que família e amigos pudessem vir de todo o mundo. "Eu nunca, depois do meu casamento, tive uma grande festa para nada, mas dessa vez demos uma festa de verdade. Nosso casamento foi a última festa que fizemos desde que estamos juntos" diz a cantora, casada desde 2003. A festa em si foi o melhor presente possível de aniversário - muitos convidados não viam Tarja há anos. "Muitas risadas, amor e lágrimas duraram por vários dias. Na verdade, a semana toda, porque alguns conhecidos ficaram aqui pela semana. O aniversário de todos os tempos, estou muito grata que tivemos essa oportunidade de um encontro maravilhoso."

A acumulação dos anos aumentou a vontade de Tarja de se cuidar, mesmo que seu estilo de vida como cantora já fosse bem sensato antes.

"Eu conscientemente sei que agora eu entrei nos meus quarenta anos, mas droga, não vai ser agora que minha bunda vai cair. Eu me exercito mais do que nunca antes. Eu com certeza estou em melhor forma hoje do que jamais estive."

Tarja se move bastante com seu empresário e marido.

"Marcelo logo fará cinquenta anos, mas o homem está em melhor forma do que antes".

É fácil viver uma vida ao ar livre em Antígua.

"Nós corremos e nos movemos na natureza o tempo todo. Durante o dia é extremamente quente, eu agonizo sobre o calor e nem os loucos correriam nesse horário, mas cedo de manhã ou quando a noite cai é bom para se exercitar."

A bela tenta lidar com o envelhecimento com cautela.

"Claro que eu tenho rugas na cara, mas meus adoráveis fãs sempre me disseram que eles querem parecer comigo quando eles tiverem quarenta anos"

Um pouco antes de seu aniversário, Tarja fez uma cirurgia no nariz.

"O nariz parece exatamente o mesmo, eles não mudaram nada externamente, mas a renovação por dentro foi enorme." Por muitos anos, médicos recomendaram que ela fizesse uma cirurgia para endireitar a cartilagem dentro de seu nariz. "Eu constantemente tinha infecções. A cartilagem interna tinha entortado tanto que estava começando a tornar difícil para mim respirar também." A operação, feita na Espanha, correu bem. "Agora posso respirar bem melhor."

Naomi Cabuli Turunen, de 5 anos, herdou a musicalidade de sua mãe.

"Ela sou eu elevada ao quadrado. Ela dança, canta, brinca. Ela quis começar a tocar piano aos quatro anos, eu não comecei até ter seis" Tarja ri. "ela também é bem artística, ela desenha e pinta. Eu não consigo fazer nada disso, mas ela puxou meu pai, que desenha muito bem e o lado dele da família tem muitos professores de artes visuais."

Agora que Naomi começou a ir à escola, ela não viaja sempre com Tarja, mas fica em casa com o pai. "Naomi é uma menina contente com muito pouco. Ela não exige as coisas e não as dá como garantidas" a mãe avalia.

Tarja promete dar um beijo na bochecha de Marco Hietala

Tarja turunen retornará para os palcos finlandeses no meio de dezembro para quatro shows com o Rakasta Joulua. Nesses quatro shows, ela cantará com o antigo colega de banda no Nightwish, Marco Hietala.

Eles não dividem um palco desde o show em Helsinki, na Hartwall Arena, doze anos atrás. O primeiro dueto deve acontecer dia 14 de dezembro. O momento certamente será histórico para muitos fãs de Nightwish.

"Eu não tenho nada contra dividir o palco com Marco, que está no Rakasta Joulua desde o começo. Agora nós faremos linda música juntos, e ao mesmo tempo faremos várias pessoas na audiência chorarem. Talvez eu chore também" Tarja prevê sobre o futuro.

"Eu aguardo com interesse que tipo de pessoa me receberá depois de doze anos. Eu sei que não será a mesma pessoa de quando estávamos juntos na banda, porque houveram grandes mudanças em sua vida."

Em uma entrevista dada em outubro à IS, Marco Hietala disse que dará um grande abraço em Tarja quando eles se encontrarem para a tour em dezembro. Tarja, que viveu a maior parte de sua vida adulta fora do país, diz que ela vai fazer melhor que isso.

"Nesse sentido hoje em dia eu sou tão não-finlandesa que eu já chego dando beijos nos meus amigos também, então é provável que Marco ganhe alguns beijos na bochecha" Tarja diz.

Ambos cantaram suas partes para a Ave Maria do álbum separadamente, então ainda não se encontraram.

"Eu cantei no Caribe, e Marco aparentemente na Finlândia, mas no palco cantaremos juntos."

A família não viajará com Tarja para todos os shows do Rakasta Joulua, mas virão ver a mãe em algum show. "Namu irá ver seu avô e primas enquanto isso", diz Tarja.

---

Tradução Finlandês-Inglês: Tarja Turunen Suomi.