PARTE ESCRITA:

TARJA TURUNEN: Sinto muita falta dos fãs argentinos

A cantora finlandesa, pioneira no metal lírico, antecipou à Telam Radio o que será seu próximo show na argentina, quando se apresenta no sábado 25 de novembro, no Estádio Luna Park para mostrar seus dois novos álbuns, como parte da turnê “The Shadow Shows 2017”.

PARTE DO AUDIO

Apresentadora: Carolina Yarussi.

Vamos começar com a primeira conversa aqui em “sin contraseña”. O que estão escutando é a criadora de um gênero que nós gostamos muito como o metal sinfônico e gótico. É uma artista finlandesa e que na verdade é muito querida em nosso país. Sua vida pessoal tem muito da Argentina. Ela teve que vir por uns dias ao nosso país e vai fazer uma previa do que serão suas apresentações aqui na Argentina, no mês de novembro. Estamos falando da nossa queridíssima Tarja Turunen, que esta em comunicação conosco. Tarja, obrigado por essa entrevista, como está?

T: Bem, bem, obrigado.

C: Um prazer poder falar contigo! Tarja, está por uns dias aqui em nosso país, nós te amamos muito, queria saber como encontrou a Argentina e uma previa do que vai acontecer no mês de novembro?

T: Sim... Há muitos anos atrás, vim pela primeira vez, acredito que foi no ano 2000 que vim aqui pela primeira vez para shows e o promotor que me trouxe aqui é o meu marido hoje (risos).

C: Genia (gíria).

T: Então me apaixonei, e não foi... Nunca pensei que ia casar com um argentino (risos) ou ter uma filha, mas aqui estou. Me apaixonei pela argentina também, tenho uma relação muito... Claro, tenho família e amigos aqui e passei muitos anos morando aqui, quase oito anos praticamente, então...

C: Você lançou dois álbuns em carreira solo ano passado, e começou de fato em turnê internacional. Queria te perguntar em que momento está? Por que vamos ter varias datas, como estávamos dizendo, no mês de novembro aqui no nosso país, mas perguntando em nível internacional em que momento está a turnê agora?

T: Sim, muito bem... Começamos ano passado em outubro a turnê, na Europa, e já fiz muitos shows ano passado, mas agora estou continuando, agora no verão europeu começam os festivais e depois em setembro, outubro, novembro e dezembro os shows de rock em outros países, e em novembro chego na argentina.

C: Bem.

T: E estou muito feliz.

C: Que bom, se nota, na verdade, [parece] muito contente. Sabe que ontem estava lendo algumas noticias que começa na Europa a temporada alta de festivais e que alguns artistas tiveram que reprogramar suas datas depois do que foi o lamentável atentado num lugar tão respeitável e tão lindo como é um show de musica [em Manchester] e é lamentável a possibilidade de ocorrer algum atentado. Na verdade queria te perguntar como isso te afetou como artista, tendo em conta que está sempre em turnê internacional.

T: Sim, sempre, sempre têm shows, sempre têm festivais, sempre vai muita gente, sempre tem essa preocupação... Alguma coisa pode acontecer, mas é impossível viver no medo. Não me deixo viver no medo. Mesmo que... minha família está bem, já que hoje em dia não estou viajando muito com minha família e minha filha como antes. Quero tê-los em minha casa e estar em paz...

C: Ter liberdade um pouco

T: Sim. E nesse sentido, que pode acontecer algo, é comigo, não com a minha família.  Então é assim, é uma loucura que está passando no mundo de hoje e ninguém sabe o que vai acontecer, mas não podemos nos manter no medo.

C: Sim. A turnê se mantém sem nenhum tipo de modificação e tudo isso sempre se vai poder consultar através do seu site na internet, certo?

T: Sim, sim.

C: Perfeito. Estamos falando com Tarja Turunen, que vai estar se apresentando aqui em nosso país em novembro. Também queria te perguntar por seu inicio, sua origem na Finlândia, essa cultura e geografia que é tão diferente da nossa...mas quando falamos contigo já encontramos uma argentina bem apegada, e queria te perguntar se é seguidora de algum grupo ou cantor argentino, por que te vimos participando de diferentes movimentos de rock argentino...

T: Sim... Faz muitos anos que conheço os músicos da Rata Blanca, são meus amigos, e também trabalho com músicos argentinos e estamos compondo, por exemplo, com o guitarrista de Asspera, Julian Barret, faz muitos anos já. Por exemplo, na turnê de Brasil e Chile que meu guitarrista alemão não pode vir.  Então com Julian estamos muito próximos. Sempre estamos em contato para tudo. Artistas que me encantam muito, muitos músicos na argentina... como Charles Garcia, ahhh, rock...

C: Voce interpretou Los Redondos Muito bem

T: Fora o pop rock, melódicos e muitas coisas.

C: Tem um monte, claro que sim. ... Agora, o que vamos ver no show de novembro, em termos de repertorio? Já que tem dois álbuns, [as musicas] não couberam em um, então queria te perguntar se nesse repertorio das datas de novembro vamos encontrar quem sabe alguma produção que está realizando agora ou algo novo, conta pra nós. Como vai ser o setlist?

T: A turnê que agora chega na argentina terá telões, uma produção maior que antes, e eu estou super feliz por voltar ao Luna Park, obviamente é um lugar  histórico no país e em Buenos Aires, e como artista me sinto muito privilegiada de poder fazer um show lá e me divertir com os fãs argentinos. Sinto muita falta deles, de verdade, muita. Como sempre digo, é o melhor público do mundo, e não é uma mentira, é real.

C: É incrível, muitos artistas de vários estilos dizem o mesmo, de como a plateia na Argentina é muito passional...

T: Sim, é muito. Vou apresentar meu ultimo álbum e, claro, tocar canções de toda minha carreira, 20 anos. Graças a deus faz 20 anos que já estão comigo.

C: Que bom!

T: Nos divertiremos!

C: Sim. Claro que sim. Sei que tem um projeto que tem a ver com eletrônica, Outlanders, quero saber em que estado está?

T: Ohhh. Outlanders vão ter que esperar um pouquinho mais. Sempre tenho projetos paralelos, e quero ter os projetos paralelos. Este ano vai sair mais um álbum, que é surpresa, estou trabalhando, é um projeto...fora do rock, mas dark, ainda muito dark . Isso é o que posso dizer por enquanto, mas nada mais. Pelo Outlanders vão ter que esperar um pouquinho mais, meus fãs me perguntam muito como ficou e onde está esse projeto, mas vai sair um dia. Não sei quando.

C: Bom, então aqui me diz que em 2017 nasce uma nova produção que vai ser muito dark.

T: Sim, sim.

C: Genial.

T: Em uns meses.

C: Vamos ter ou quem sabe escutar um pouco dele na sua apresentação na argentina ou vamos ter que esperar um pouco mais?

 T: Hummm... talvez, talvez (risos).

C: Tá bom, tá bom o que está nos dizendo, Tarja. A verdade é que pra nós é um prazer poder falar contigo sobre sua cultura e sobre a nossa e sobre um resumo das duas e também fazer essa prévia de seus shows. Certamente entraremos em contato novamente quando estiver por essas terras dentro de alguns meses.

T: Sim, sim, obviamente.

C: Muito obrigada Tarja! Te mando um abraço grande!

T: Obrigada, igualmente e beijinhos a todos.

C: até logo!

T: Tchau, tchau!

C: Do metal sinfônico e gótico que estava a dizer que teremos uma surpresa super dark esse ano de 2017, ela é a criadora ou a voz de Nightwish, que agora está apresentando seus projetos de carreira solo e vai estar no Luna Park em novembro desse ano, então fiquem atentos a todas as redes sociais de Tarja Turunen.

Tradução: Dani Pires.