A primeira vocalista do Nightwish, Tarja, externa seus pensamentos a respeito de tudo – de James Bond ao Inter de Milão.


Como primeira vocalista do Nightwish, Tarja Turunen mantém elevadas as expectativas daqueles que acompanham sua carreira. Depois da demissão pública em 2005, ela lançou alavancou uma carreira solo de sucesso e nunca olhou para trás. A cantora inclusive foi presenteada com seu próprio emoji pelo Ministério Finlandês dos Negócios Estrangeiros! Agora, ela está prestes a lançar não um, mas dois novos álbuns de studio – o The Brightest Void, em 3 de junho, que é uma prévia do The Shadow Self, cujo lançamento será em 5 de agosto. Mas o que impulsiona a verdadeira Tarja?


MÚSICA

Meu esposo, Marcelo Cabuli, e eu temos uma grande coleção de CDs – por volta de 7000. Eles são meu formato favorito, mas também tenho algumas fitas. Eu costumava ter mais, mas erroneamente, me livrei da maioria dos meus vinis quando mais jovem.
Nós amamos ouvir diferentes estilos, então temos de tudo em nossa coleção! Sou uma amante da música; ouço vários estilos para me inspirar, para relaxar ou para ganhar energias. Se a música não tem emoção, não é pra mim. Caso não houvesse música a nossa volta, seríamos miseráveis.
O último álbum que comprei foi um cover de Nostalgia, da Annie Lennox. Também comprei um álbum ao vivo do Muse, Live At Rome Olympic Stadium. Também amo o Blue October’s Home. Sou uma grande fã da trilha sonora de James Bond. Ela me inspira muito nas minhas composições.
Acho que os leitores do Metal Hammer deveriam ouvir Stabat Mater , do Pergolesi, um importante compositor italiano do século 18. É uma emocionante música clássica.
Adoro o álbum clássico do Peter Gabriel, chamado So. Ele tem sido uma inspiração pra mim por muitos anos, amo seu trabalho.


POLÍTICA

Não me interesso muito por política, mas fico chocada com o modo como a mídia retrata o tema em países como a Argentina, onde tenho vivido há alguns anos. Recentemente, fui entrevistada pelo tablóide finlandês Iltalehti e foi dito que eu e meu esposo decidimos deixar o país por causa da nossa filha, pois a situação política lá é instável. Os sites argentinos souberam disso e eu tive problemas com a mídia local. Isso foi notícia lá! O governo mudou no momento exato em que eu estava deixando o país. Escrevi uma música a respeito do modo como os políticos trabalham, em meu novo álbum, The Brightest Void, chamada Shameless, que fala sobre política e negócios sujos.


RELIGIÃO

Não diria que sou uma pessoa religiosa. Sou mais espiritualizada. Fui batizada como luterana, um ramo do cristianismo protestante bastante popular em muitos países escandinavos; não que eu realmente siga a igreja.
Quando pequena, minha mãe me ensinou uma oração que, antes de dormir, eu sempre fazia. Costumávamos ir à igreja antes do natal, mas era tudo. Acredito em Deus, isso é algo bastante pessoal pra mim.
Atualmente, talvez eu passe mais tempo fazendo shows em igrejas que qualquer outra coisa. A acústica faz com que esses locais sejam maravilhosos para cantar, e você tem um diferente tipo de atmosfera quando faz um show lá. Eles são projetados para performances musicais, além de serem lindos.


TV

Eu raramente assisto tv. Às vezes eu deixo ligada de fundo quando vou dormir mas eu realmente não assisto porque prefiro dormir! Eu amo filmes, então normalmente vou ao cinema e os assisto na tela grande.

Eu costumo assistir desenhos com a minha filha [Naomi], mas é basicamente o que eu tenho visto nos últimos 3 anos! Quando estou viajando ou em turnê, eu gosto de assistir documentários - gosto de biografias, documentários de viagem, programas sobre a natureza... Coisas do tipo. Eu assisti o documentário do Mötley Crüe recentemente, e adoro assistir sempre o que está acontecendo na natureza. Eu também gosto de ver programas sobre saúde. Recentemente eu estava assistindo um episódio sobre ao açúcar, sobre o quanto de açúcar há em cada alimento que comemos. Coisas assim, assustadoras!
Eu ainda não vi Game of Thrones - provavelmente sou uma das únicas pessoas que não assistiu ainda! Mas no futuro eu quero assistir, sim. Eu vi alguns vídeos e amo ver os figurinos. Gosto de filmes históricos por esta razão, porque amo ver o trabalho por trás daqueles figurinos. Desenhar roupas é algo que me interessa muito, pois eu planejo os meus próprios figurinos para os shows.


ESPORTES

Sou fã de futebol. Me envolvi nisso quando casei com um argentino! Me lembro que no começo do nosso relacionamento - em 2000 e alguma coisa - nós fomos com alguns amigos ver o Inter de Milão jogar na Itália. O sentimento e a atmosfera naquele jogo foram incríveis. Como uma coisa pode mover montanhas de pessoas do mesmo modo emocionalmente? Foi como estar em um show e eu senti uma conexão muito real.
Agora eu torço para o San Lorenzo - eles são provavelmente o terceiro maior time da Argentina e eu uso as camisetas deles quando estou na academia! Sempre que possível eu vou aos jogos, mas agora é mais complicado porque tenho uma criança e nunca estamos em um lugar só.
Quando eu era criança, eu era a única menina na minha classe por quase 6 anos no primário e eu tenho dois irmãos também.
Sendo a única menina, eu sempre estava com os meninos e jogava futebol com eles. Mas a Finlândia e o futebol não se dão muito bem juntos; temos patinação no gelo e hockey no gelo lá. A minha filha de 3 anos gosta muito de futebol. Ela tem suas próprias chuteiras e joga com os meninos da vizinhança!


SAÚDE

A minha saúde é a melhor possível no momento. Eu nunca fumei e nunca fui de beber, mas gosto de algumas taças de vinho tinto. Eu comecei a fazer mais isso quando me mudei pra Argentina [em 2005], já que eles tem vinhos muito bons aqui. Eu também tenho que me manter em forma para poder sobreviver à todos os shows, então vou regularmente à academia , também nado e corro. Tomar conta da minha saúde física é muito importante - se o meu corpo não está saudável, minha voz também não estará.
Eu vou fazer 40 anos ano que vem e talvez só agora eu consiga ver os resultados de tudo que fiz no passado, quando eu era jovem e boba e não me cuidava. Agora eu sofro com dores no pescoço, com certeza de tanto bater cabeça. Eu fiz fisioterapia e tenho que tomar cuidado pra não me machucar na academia. Quando se é jovem não se precisa prestar atenção nestas coisas.
A minha filha dorme nas posições mais esquisitas nos vôos e isso parece nunca a incomodar.
Eu também sofro com o meu estômago a vida toda e eu nunca quis saber o por quê. Agora eu sei que glúten me faz muito mal , então tento ter uma dieta sem glúten e tomo vitaminas e minerais. Eu também bebo muito mais água do que antes. Eu como o mais saudável possível mas não como coisas diet. Eu gosto de manteiga, muita manteiga, e abacate - as gorduras boas!


FÃS

Os meus fãs são incríveis. Muitos me seguem no mundo clássico e no metal também; eles sempre estiveram comigo e são muito leais. Eu nomeei o [meu primeiro álbum solo] My Winter Storm em homenagem a eles porque eles são a tempestade que me faz continuar. Sempre que tenho chance, faço meet&greets, antes ou depois do show. É melhor fazê-los depois do show para poder ouvir o feedback de todos. Há muitas coisas maravilhosas que meus fãs já fizeram por mim e ainda têm feito. Eu conheci vários que puseram o nome em seus filhos em minha homenagem também. Acho que um dos maiores deve ter 7 ou 8 anos agora.
Tenho muitos fãs que tatuaram meu nome, meu autógrafo, partes de minhas músicas e até mesmo o meu rosto. Por um lado é estranho, mas por outro é uma honra. É o corpo deles, a pele deles. É uma parte da pessoa, então acho que fazer uma tatuagem é algo muito sério. Eu tenho uma [flores com o nome de sua filha na perna], já que vejo tatuagens como algo muito pessoal mas a música pode afetar as pessoas de uma forma pessoal também.

Tarja lança The Brightest Void dia 3 de Junho e The Shadow Self dia 5 de agosto, pela earMUSIC.