O contraste entre luz e escuridão

Após o final da última temporada do The Voice of Finland, Tarja Turunen lançará dois álbuns e passará o resto do ano em turnê.
Houve muitos comentários a respeito da morte do formato do álbum, mas parece que Turunen ainda acredita nele, ao ponto que o The Shadow Self, que será lançado em agosto, será precedido pelo The Brightest Void.

“The Brightest Void, que nós estamos chamando de prévia, como nos filmes, dá uma ideia sobre o tipo de som que vocês podem esperar. The Shadow Self é definitivamente o mais forte dos dois, mas o The Brightest Void tem músicas que os fãs ouviram apenas em versões ao vivo”,
Mesmo esse primeiro lançamento é um elemento coerente. Ele tem músicas que não se encaixariam no The Shadow Self, de acordo com Turunen. Elas merecem um lugar de destaque, não apenas como singles b-sides ou faixas bônus, como o dueto com Michael Monroe.
“Tornamo-nos amigos do Michael graças ao TVOF. Ele é a pessoa mais sincera que conheço. Eu tinha um rascunho de demo que não tinha usado porque era muito rock pra mim. Conversei com ele sobre isso e disse: “talvez devamos tentar isso juntos”. Na manhã seguinte, ele veio com uma letra escrita e eu fiquei chocada!”
Turunen foi técnica do TVOF pela segunda temporada com Monroe, Redrama e Olli Lindholm. Ela não descarta uma colaboração mais tarde com nenhum dos dois.
“Já falamos com Olli que um dia deveríamos fazer algo relacionado ao natal, juntos. Redrama escreve músicas para muitos artistas e nós nos demos tão bem. Por que não? Também devo mencionar a vencedora da edição de 2015, Miia Kosunen, que se apresentará comigo, neste verão, em Kouvola. Ela tem uma voz emocionante, que toca profundamente. Eu adoraria ouvi-la em meu álbum algum dia.”
Isso ainda não acontecerá neste álbum, mas ouviremos uma voz que também toca profundamente, de outra forma. A gutural vocalista do Arch Enemy Alissa White-Gluz, fará um dueto com Tarja Turunen.
“Esse dueto foi uma surpresa para muitas pessoas: eu, talvez a voz mais “limpa” entre as vocalistas no círculo do metal e Alissa, que é um total contraste. A música era realmente pesada e eu não achei que minha voz tinha o toque necessário. Alissa foi a primeira que me veio à mente, e ela aceitou o convite. Deixei-a livre, mas perguntei se poderíamos ouvir um pouco do seu belo vocal limpo também.”
O lançamento do duplo álbum será o material mais pesado da carreira de Turunen até aqui. A direção foi intencional.
“Eu tentei isso no meu último álbum, mas agora eu e Tim Palmer achamos o som pelo qual procurávamos. Também pensamos que menos é mais. Demos espaço para tudo. Muitas faixas com coisas legais foram deixados de fora por dinâmica."
The Shadow Self. The Brightest Void. Na música e no visual, luz e escuridão estão juntas.
“Li uma entrevista com Annie Lennox sobre the shadow self, a escuridão que todos temos em nosso interior. Com alguns, ela vem à tona em situações negativas. Minha escuridão me faz compor, me dá a liberdade de ser uma artista. Acho que sou uma pessoa positiva, mas a escuridão em mim me faz escrever. Isso é contrastado com a luz, que também tenho dentro de mim.”