E:Você lançou um álbum recentemente (absolutamente fantástico). É possível falar aos nossos leitores a respeito?
T:É meu primeiro lançamento clássico. Chama-se “Ave Maria Em Plein Air”. O álbum é constituído por Ave Marias. Algumas são bastante conhecidas, outras nem tanto. Há também uma composição minha. A gravação foi feita na igreja de Plain, em Seinäjoki, Finlândia, em três dias, com o organista, violoncelista e harpista. Foi bastante calmo, íntimo e diferente dos lançamentos anteriores. Se você gosta de música clássica, deve ouvi-lo.

E:Você retornará a um estilo tradicionalmente clássico ou este álbum é apenas um projeto?
T: Eu queria fazer uma gravação propriamente clássica há muito tempo, apenas não tinha conseguido encontrar o momento perfeito para isso. Tenho carreira tanto no cenário clássico quanto no rock. Estou constantemente em turnês de ambos os estilos. É apenas questão de tempo novamente para que eu grave meu segundo álbum clássico.

E: O que te inspirou a criar o Em Plen Air?
T: Meu trabalho na música clássica tem me mantido fortemente como cantora. Eu queria gravar um álbum de Ave Marias, porque sempre gostei de cantá-las nos meus concertos. Minha voz soa melhor em música de câmara. Então, este álbum é particularmente importante para mim. Estudei canto por muitos anos, agora, finalmente, tenho um produto que realmente representa meus conhecimentos como cantora lírica. Fiquei fascinada ao descobrir que há mais de 4000 Ave Marias escritas... foi necessário fazer uma pesquisa para encontrar aquilo que eu gostaria de ter neste álbum e que pudesse fazê-lo interessante, suficientemente. Foi um processo interessante e longo, mas valeu a pena.

E:Haverá uma turnê ou set de show para promover o álbum?
T:Estarei numa turnê deste álbum em Dezembro, na Europa.

E: Você tem viajado por todo o mundo. Há países ou cidades que você ainda não visitou, mas gostaria?
T: Creio que o mundo é grande, então, há muitos lugares e cidades em que ainda não pude apresentar minha música. Eu adoraria visitar mais lugares exóticos e fazer mais turnês da Ásia e nos Estados Unidos.

E:Durante quantos dias, durante o ano, você está na estrada? Como você balanceia a vida profissional com a familiar?
T:Fico longe de casa por mais ou menos 8 meses durante o ano. Isso depende dos projetos dos quais participo, claro, mas as turnês não são a única coisa que me mantém distante de casa. Estou trabalhando no The Voice of Finland, por exemplo, e gravando meus álbuns ao redor do mundo, além das minhas outras atividades com a música. Minha filha de três anos tem estado comigo em todo lugar, até hoje. Essa situação, eventualmente, mudará quando ela estiver na escola. Temos bastante sorte de tê-la conosco. Ela é totalmente ok com o caótico estilo de vida e com a mudança de horários, pois é o que ela conhece. Minha rotina de trabalho não mudou depois que ela nasceu. Apenas preciso me certificar de que ela seja bem cuidada na estrada.

E:Em todas as entrevistas, que pergunta é constantemente feita e que você está cansada de responder?
T: Bem, não sei se essa é a pergunta mais feita, mas estou realmente cansada de responder se eu gostaria de voltar a cantar com Nightwish.

E:Quais bandas ou músicos você escuta constantemente?
T:Muse, Tori Amos e as trilhas sonoras de Craing Armstrong.

E:Há algo sobre você que seus fãs talvez ainda não sabem?
T: Oh, eles sabem muitas coisas sobre mim, de modo geral, muito mais do que eu, talvez.

E: Finalmente, que conselho você gostaria de ter recebido quando começou a cantar e deixa para as novas vocalistas?
T: Sejam corajosas para dizer o que vocês pensam a respeito de algo e não tentem agradar a todos o tempo inteiro.

Muito obrigado pelo seu tempo, Tarja! Foi bastante produtivo! Boa sorte nas suas viagens!

T: Obrigada pelo apoio e pelas palavras gentis. O show deve continuar...
Com amor, Tarja