"Se eu não posso cantar, fico irritada"

Tarja Turunen chama suas práticas de canto de "matar o gato". Seu novo interesse, a Yoga, é um pouco mais suave.
Tarja está radiante na conferência de imprensa do The Voice of Finland. A animada Kareliana brinca com a equipe e se move suavemente de entrevista a entrevista, enquanto discretamente muda seus saltos altos por sapatos mais baixos.
"Eu deveria ter trazido meus tênis comigo!"
O marido de Tarja, Marcelo, viaja com ela nas tours pelo mundo, e agora sua filha Naomi os acompanha também, já que a artista não quer passar longos períodos longe de sua família.
"Naomi é fácil de se viajar com, já que ela dorme e come bem e não é tímida para nova situações".
A família não voltará para casa até Novembro, já que além do programa de tv Tarja está trabalhando com seu álbum de rock, que a levará em tour no Outono. Antes disso, ela ainda precisa ir à Rússia para uma tour de música clássica.
"Eu vou tocar várias Arias com uma grande orquestra sinfônica. Russos ama esse tipo de coisa" Tarja ri "esse tipo de coisa me da energia".

Massagista de confiança

"A dor em meu pescoço me deixou na cama pela primeira vez dois anos atrás. Depois da terceira vez, eu comecei a realmente procurar ajuda. Meu promotor me indicou uma grande massagista, e eu estava convencida na primeira visita. Laura é uma pequena super mulher de pouco mais de quarenta anos que corre ultramaratonas. A técnica de massagem dela é de alguma escola espanhola de pensamento. Não sei o que significa, mas o tratamento é bem duro! Massagens leves não ajudariam de qualquer maneira, já que meus problemas são profundos, abaixo dos grandes músculos. Eu grito durante os noventa minutos da sessão, mas no próximo dia me sinto ótima. Laura se tornou uma das pessoas mais importantes pra mim. Se em algum ponto eu tiver muito dinheiro, a contratarei para sair em tour comigo".

Praticando canto

"A nossa vizinha no antigo apartamento, uma senhora idosa já meio surda, aparentemente encostava seu ouvido nas paredes finas como papel do prédio quando eu comecei a praticar. Ela me parou no corredor uma vez e me disse 'você tem uma voz divina. Não pense nunca que você não deveria cantar, vá em frente! '.
Eu chamo minha prática de canto de 'matar o gato'. Começo fechando todas as janelas e portas do meu apartamento. Ainda que muitos artistas vivam no prédio, quero poupar eles dos meus exercícios de abertura vocal. Pode ser ficar cantando "si" em diferentes escalas, por exemplo.
Cantar para mim é o mesmo que exercício é para viciados em exercícios. Se eu não posso cantar, ficou irritada. Nas férias eu curtos os primeiros dias de liberdade, mas logo me pego fazendo exercícios de respiração.
A primeira prática após uma pausa é sempre difícil. Meu canto parece estar fora de controle. Meu marido ri enquanto eu sofro porque nada está funcionando, mas no próximo dia quando tudo dá certo, eu fico em êxtase.
Eu estava repassando o programa para os concertos de Maio com minha professora de canto e quando 'O mio babbino caro' saiu perfeito nós duas começamos a chorar. Foi bom parar ali.”

Água de torneira

"Eu tenho uma grande caneca em casa para água. Seu lugar tradicional é em cima do piano, o que horroriza meu marido. As teclas estão secas até hoje, mas deixa uma marca feia em cima da linda superfície do piano. Se eu não bebo água o suficiente, noto em meu corpo todo. Junto com a minha garganta, minha pele, cabelo, e mucosas secam. Eu bebo mais de três litros de água em dias que estou praticando ou me apresentando. Nesses dias tenho que correr mais de três vezes para o banheiro durante a noite. Minha água vem da pia, eu deixo bolhas para minha filha Naomi. Ela chama água gaseificada de "pypywater" por causa do som que as bolhas fazem. Nós a enganamos a pensar que água com gás é refrigerante e dizemos "eca" sempre que vemos coca cola. Se eu tomasse só um copo de água com gás num dia com show, meu estômago borbulharia tanto que eu não conseguiria cantar."

Yoga como reabilitação

"Com o nascimento da Naomi eu tive uma pausa muito aguardada em minha vida, quando pude estar em casa em paz. Eu até comecei a falar espanhol fluentemente. As habilidades estavam escondidas em meu subconsciente durante todos os anos ocupada.
Depois de ter uma filha, Yoga se tornou um novo hábito. Eu tenho um personal trainer em casa em Buenos Aires que customizou um programa de exercícios só para mim. Nós chamamos de Yoga de reabilitação. Eu preciso disso porque sou o tipo de pessoa que, por exemplo, se tenciona no carro e acaba com os ombros nas orelhas.
Como cantora clássica eu fiz exercícios de respiração minha vida toda e tomei controle do meu corpo com rapidez. Tem sido surpreendente que eu já consiga encostar meu nariz no chão, quando pouco tempo atrás faltava meio metro. Na Finlândia, a primeira coisa que eu comprei foi um tapete de yoga, já que eu não consegui fazer caber o outro na mala na Argentina.

Refeições em família

"Meu objetivo é conseguir afastar Marcelo de seu trabalho uma vez por dia. Ele é meu manager e tem sua própria gravadora e trabalha praticamente o tempo todo. Se comemos em casa ele engole sua comida rápido enquanto olha o laptop. Então é bom comer fora com a família toda.
Comer fora em Buenos Aires é fácil, variado e barato. Nós temos restaurantes étnicos de Japoneses a Armênios. Nosso favorito é um restaurante Argentino básico que serve pratos baratos com carne. Eu peço bife com alface, tomates e cebola. A carne pode ser bem passada, mas em restaurantes mais caros eu prefiro pedir ao ponto, porque carne de qualidade é como doce.
Nós somos considerados uma família estranha em nosso bairro, porque vamos jantar já às oito. Isso é diferente dos locais, então nós conseguimos jantar sozinhos."