Tarja – Clássico e Rock, “Beauty and The Beat”
Demandava muito, muito mesmo de mim como vocalista. Mas foi finalmente uma oportunidade para mostrar que isso é o que eu sou... Para mim, eu nunca tive barreiras na minha alma, mesmo estando em gêneros de música bem diferentes, como rock e clássico. - Tarja Turunen

O canarinho do operatic metal de nome Tarja Turunen uniu-se ao respeitado baterista Mike Terrana para criar uma experiência de som inesquecível chamada Beauty & The Beat. Originalmente concebida como um evento único em 2011, o show recebeu críticas de adoração dos fãs e da mídia também. Na primavera de 2013, a ex-cantora do Nightwish Turunen e o baterista Terrana trouxeram esses sons ecléticos ao palco novamente, entrando em turnê por todo o mundo, desde a Polônia até a Rússia e o México, tudo gravado em um box de 2 DVDs intitulado “Beauty & The Beat”.

As composições que fazem parte do Beauty & The Beat incluem peças clássicas de Bach, Strauss, Mozart e Rossini, sem se esquecer de números de rock puro, desde Led Zeppelin, Queen, até o próprio trabalho da Tarja. Tudo se combina com uma orquestra e um coro com mais de 100 músicos no palco, um som estrondoso, bateria espirituosa e sua voz angelical. Turunen e Terrana se complementam musicalmente. Enquanto Terrana bate seus tambores com atitude de rock, Tarja brilha com sua voz cristalina e majestosa presença de palco tudo embalado com o som quente e cheio de uma orquestra.

Turunen explica: "A idéia de ter uma orquestra sinfônica, coro e Mr. Terrana na bateria foi originalmente minha. Mike fez uma gravação com a bateria juntamente com as peças clássicas e eu achei ótimo. Imediatamente imaginei aquilo ao vivo em um palco com uma orquestra real, como parte de um conceito maior. Acredito que este tipo de combinação de instrumentos, tocando principalmente música clássica, é muito original. Já fiz antes colaborações com orquestras e eu pude prever um grande resultado. Nosso principal objetivo com este tipo de show é que o público mais jovem experimente a beleza e a força de uma orquestra sinfônica e coro. Esperemos que isso sirva como uma introdução à música clássica para alguns de nossos fãs. "
É mais uma evidência de que Tarja está muito bem sem o Nightwish, que anda bem com as outras cantoras, mas por mais que eu as respeite, nenhuma delas chegou perto do nível da Tarja de camaleoa, com força vocal ressonante de tal beleza e alcance equivalente a fazer vidros se quebrarem. "You Take My Breath Away" é nada menos que a abertura do segundo CD de Beauty & The Beat , e também serve como uma declaração de deixar os fãs boquiabertos com o alcance, compostura e beleza da Tarja. Tarja cantando "Kashmir" totalmente apoiado por cordas é intenso. Há muito poder ali e é uma experiência que se deve ouvir. Eu também gostaria de fazer uma observação aqui e dizer que tenho muito respeito pela Turunen por escolher fazer turnê com ótimas bandas novas como Sepiroth ou Intérprete em suas aberturas e dar a elas uma grande oportunidade.

Mas voltando a esta coleção nova e surpreendente com Terrana. "Swanheart" do Nightwish é impressionante aqui. O arranjo é suave, pastoral, arrastado, assombroso, e muito mais, cheio de dores de ouro, ternura e saudade. Se ela pegá-lo no momento certo, você vai se derreter e ficará profundamente comovido. Há também muitos grandes momentos da bateria de Mike Terrana, que por várias vezes consegue realmente comandar uma integração animada entre a bateria e as muitas cordas e coro que ele às vezes deve ajudar a orientar ou simplesmente brincar fazendo um show por trás de seus instrumentos. Uma versão do conhecido "Barbeiro de Sevilha" é particularmente animada e divertida, uma fusão bem sucedida dos dois mundos. Dave do Megadeth deveria ter algumas aulas com Tarja e Mike sobre como realmente brincar com musicistas clássicos.
Foi um prazer sair da cama, fazer o café e depois falar com Tarja no telefone pela manhã. Ela simplesmente é dona de tudo ao seu redor.

Clique AQUI para a entrevista.


PromoImage

Isto é um lançamento e uma turnê incríveis. Tudo o que você fez. Eu sempre amei “The Noon Witch” de Dvorak e eu acho que as pessoas às vezes se esquecem que o clássico tem algumas histórias obscuras para o metal.

Tarja: Sim (risos). Obrigada. Fico feliz em ouvir isso. coisas boas às vezes acontecem quando você começa a ter brainstorms e boas pessoas ao seu redor. É bem assim. Eu estava tocando e em turnê com Michael. Eu estou em turnê com ele desde 2007, então, ele havia gravado um álbum chamado Sinfonica . Ele havia feito arranjos com peças sinfônicas, peças clássicas e muito famosas. Ouvi o álbum e pensei que poderia funcionar muito bem em uma situação ao vivo. Eu sabia que Mike nunca tinha tocado com uma sinfonia ao vivo antes. Então, eu comecei a falar sobre música clássica com ele e sobre a possibilidade futura de trabalhar em conjunto com a música clássica e aí...! Simplesmente aconteceu. Começamos a trabalhar e tínhamos pessoas na Bulgária interessadas em nos colocar em um evento especial. E nós o fizemos.

Pusemos Beauty & The Beat em prática pela primeira vez em 2011. E foi um enorme sucesso. Isso nos fez perceber que queríamos construir e trabalhar mais em cima disso e transformar em um produto. Foi mais difícil fazer os promotores entenderem sobre o que era antes de aceitarem. "Você quer uma orquestra? Uh.. não”. Eu não era um arranjo muito comum. Então tem sido um monte de trabalho, mas estamos nos divertindo. (Risos)

A diversão é aparente. "I Feel Pretty" é tão animada e envolvente. Eu amo o quão calorosa ela é. O resultado final é como assistir a uma peça.

Queríamos trazer a música clássica a um público mais jovem. Para as pessoas que não conhecem a clássica nem estão interessados em saber sobre isso. Nós estamos tendo um ótimo período com isso, então você pode ter também. Então, basta dar uma chance e ouvir. É um programa de entretenimento. Começamos com a música clássica séria e em seguida partimos para as minhas canções e depois para algumas do Led Zeppelin, de volta ao clássico. Exigia muito, muito de mim como vocalista. Mas foi finalmente uma oportunidade para mostrar que isso é o que eu sou. Eu tenho um pé no clássico, assim como tenho em meus dias de rock. Eu quero continuar fazendo isso porque me faz melhorar no rock. Faz-me sentir livre.

Talvez você traga fãs de clássico para o lado do rock também. Nunca se sabe.

Exatamente. Isso vem acontecendo já! Mesmo nos meus concertos regulares com Michael antes disso. Há algumas pessoas que vêm aos meus shows e que normalmente não ouvem rock, mas eles adoram a minha música porque ouviram através de um amigo. Ou então o contrário, adoradores de metal conhecendo música clássica. Para mim, eu nunca tive essa barreira na minha alma, mesmo estando em diferentes gêneros de música como rock e clássico. Eu tenho estado muito feliz em poder fazer o que eu faço e cantar esses estilos.

Promo Image

Também é legal ser capaz de ouvir Mike tocando bateria com a orquestra apenas em algumas peças instrumentais. Você está acostumado a ouvir a guitarra preencher o espaço onde as cordas ocupam no lugar.

Sim. Exatamente. Claro, é muito comum ver bandas que tocam com orquestra sinfônica. Há um vocalista e um baterista, mas você tende a sentir falta da guitarra e do baixo para completarem o som. Com esse projeto, não existe tal coisa. A banda É a orquestra sinfônica. O espaço é preenchido por outros meios.

Oh sim! Sons altos e notas baixas com certeza existem. E isso é ótimo, porque permite que você ouça a complexidade vocal e os ritmos da peça entre os tambores, vocais e cordas.

Nós adoraríamos, para os próximos shows, tentar fazer algumas músicas novas. Carmen , talvez para o futuro. Nós fizemos "Song To The Moon" na República Checa, em checo. É uma ária muito difícil, mas bonita. Eu amo Rusalka em geral, mas realizar uma performance disso, meu coração estava saindo do meu peito. Mas foi divertido.

Clique aqui para ver o vídeo incorporado.

Eu sempre digo que é bom saber que você ainda fica nervoso às vezes, porque a maioria das pessoas se intimida pelo seu talento em cantar.

Não, muito (risos). Especialmente antes dos shows clássicos, eu tendo a. Eu sou uma viciada em trabalho, de verdade. Eu quero continuar a progredir e especialmente no clássico. Isso me faz sentir melhor e livre. É um trabalho difícil que eu estou fazendo com a minha voz, então, nesse sentido, sempre me leva à tensão. Eu quero fazer as coisas perfeitamente e nunca sinto que estão, mas pelo menos eu tento.

Bem, no clássico, ainda mais do que o rock, às vezes as gravações importam para a posteridade. As pessoas querem voltar no tempo e olhar para algumas performances de uma ópera com um certo elenco de um período de tempo específico. No Rock, você tem fãs de Grateful Dead ou Pearl Jam que recolhiam cada bootleg que eles tocavam ao vivo, o que é incrível ... mas ... talvez não seja tão importante. Eu não sei. Como foi tocar em tantos lugares para juntar um produto final?

Foi muito divertido. Nós fomos a um monte de países, da Rússia para a Europa e para a América Latina. Toda vez que chegávamos a um novo local, tínhamos 2 a 3 dias de ensaios com um maestro, coro e orquestra. As notas , nós os enviávamos mais cedo, para que em seguida, quando eu e Mike os conhecêssemos, poderíamos começar logo a tocar porque eles haviam trabalhado nelas antes. Algumas peças eram mais difíceis para alguns músicos do que outras. O medley Zeppelin sempre tomou muito tempo! É um programa muito complicado nesse sentido porque vai do clássico ao rock em pedaços. Não é fácil para uma orquestra que não está acostumada a brincar fora do clássico. Consumiu muito tempo. Os shows foram realmente grandes, com 3 a 5 mil pessoas todas as noites. Orquestras realmente belas.

Foi interessante ver as mudanças culturais entre as orquestras, Como eles englobaram tudo e nos receberam. Se havia uma tensão no início, tudo se acabou no final. Todos estavam sorrindo e foi muito divertido. Foi divertido ver a mudança na tensão. Muito bom. Nós definitivamente queremos repeti-lo. Foi um grande desafio encontrar as orquestras certas antes do tempo. Sem ter qualquer gravação, eu tive que de alguma forma explicar aos promotores como isso ia ser. Mas nós encontramos orquestras que já vinham trabalhando fora da música clássica, usando isso para algumas peças contemporâneas. Foi realmente muito trabalhoso. Eu desejo que agora tendo o DVD na mão, ficará mais fácil! (Risos)

É um milagre de algo. Alguma notícia de material solo da Tarja chegando para seus fãs?

Oh sim! Como eu disse eu sou uma workaholic (viciada em trabalho), então eu já estou escrevendo um monte de material para o meu próximo álbum de rock futuro. Talvez algumas músicas de piano. Eu já estou produzindo o novo álbum e haverá muitas turnês ainda com este novo lançamento. E esperamos ter algum tempo para vir para os EUA pela primeira vez em muito tempo.

Muito obrigado por todo o trabalho que você continua a fazer e sua condução / entusiasmo!

Não, eu que agradeço !!