Eu me senti realmente honrada por poder ir à sessão de pre-listening do novo album da Tarja, “Colours in the Dark”, no dia 1º de julho.

Agora eu gostaria de compartilhar as minhas impressões com vocês. Este novo álbum não é apenas um “próximo álbum” feito pela Tarja, ele também é novo no sentido em que Tarja se aventurou por novos territórios. Tarja não fez esse álbum sozinha, e você pode sentir que as canções foram escritas com amor e coragem. E este sentimento pode compensar aos ouvintes por só terem 10 músicas. Mas agora eu gostaria de dar as minhas impressões pessoais sobre as músicas que frequentemente me deram arrepios (o que é muito raro para mim, a não ser que estejamos falando do musical O Rei Leão).

1. Victim of Ritual
O começo da música é clássico, mas também é meio rock e rápido ao mesmo tempo. Você só quer pular pra todo lado e dançar com ela. Pode ser surpreendente que apesar do título da canção, ela não é uma típica “música de ritual”. Ela tem um final ótimo.

2. 500 Letters
A história por trás da música foi inspirada por uma experiência pessoal que a Tarja teve com um fã “muito entusiasmado”. É uma canção ousada, com letras confiantes e música impactante. A canção tem uma mensagem que diz que estranhos completos deveriam deixá-la em paz.

3. Lucid Dreamer
A música te chama para um conto de fadas sonhador, mas depois ela fica meio assustadora. Quando a música começa a tocar, o começo da música Blood Red Sandman do Lordi e um filme de terror (Evil Death) vieram à minha mente. A voz alta e repentina de Naomi te dá arrepios, porque você não esperaria que um doce bebê fizesse aquele som. Mal posso esperar para ouvir essa música ao vivo.

4. Never Enough
Uma das músicas mais fortes da Tarja. Ela já começa hard e você pode sentir que a Tarja está cantando da alma. A história por trás da música é um tipo de reunião com o passado e esta história é acompanhada pelo som poderoso e sólido da guitarra.

5. Mystique Voyage
Com seu canto, Tarja está nos convidando para o mundo dela. Ela realmente me dá arrepios. Aqui também Tarja usa a sua “voz normal” pela primeira vez nesse álbum. Não é uma peça clássica, mas não é rock também. Ela tem uma forma totalmente nova de música que é difícil de descrever. Para mim, esta é a melhor música do álbum, ela realmente te captura e fica na sua cabeça.

6. Darkness
O começo assustador te pega pela mão e te leva em direção à escuridão. Ela tem uma atmosfera arrepiante. De qualquer forma, a música está procurando a luz e te levará até a liberdade no final.

7. Deliverance
As primeiras notas da música prometem relaxamento depois de escapar da escuridão. Mas enquanto a música prossegue, ela se transforma em uma tempestade violenta. Quando eu ouvi a música e o canto, me lembrou de Anteroom of Death.

8. Neverlight
O título pode te dar a impressão de que a música será uma balada. Mas os elementos mais pesados, semelhantes aos de death metal, farão você esquecer isso. Novamente, os vocais poderosos da Tarja, somados ao som do violino, me dão arrepios. O fim da música fica na sua cabeça enquanto ela vai virando a próxima, e você pode precisar de alguns segundos para perceber que “oh, já é a outra música tocando agora.”

9. Until Silence
Uma balada rock que cativa os ouvintes. Há algum canto nessa música também, e é fácil entender o sentimento por trás desta peça.

10. Medusa (com Justin Furstenfeld)
O começo me lembra de Dark Star, mas os riffs pesados e nobres, os quais interrompem a música, me fazem pensar no som de sirenes. Isso destroi a ilusão de uma balada e você pode sentir que algo está por vir. A voz de Justin Furstenfeld é o máximo. Eu não gosto de verdade de gritos altos e poderosos e explosões vocais, mas essa força aparece na letra também.

Impressões gerais:
Tarja seguiu em uma nova direção com este álbum. Ele não segue a moda de álbuns conceituais. Cada música é uma história/mundo diferente que realmente te captura e não te deixa ir embora. Você pode sentir o amor que cada um dos músicos que trabalharam no álbum colocaram nesse trabalho.

Eu não posso esperar para ouvir essas músicas ao vivo. Em todas as quatro capas do álbum, o povo trai o lider deles, que sabe como ler as cores. Cada cor tem o seu lado negro.

Se você ama música, você deveria comprar esse álbum. Ele vale a espera e eu mal posso esperar para tê-lo em minha coleção.