Act I: ao vivo em Rosario, o primeiro projeto ao vivo da famosa soprano Finlandesa (ex-Nightwish) foi lançado somente alguma semanas atrás. Disponível em CD duplo, DVD duplo e Blu-Ray, ACT I foi filmado por dez câmeras em HD no maravilhoso Teatro El Círculo, em Rosario, na Argentina, nesta primavera.

A coleção apresenta uma elaborada track list com músicas da carreira solo, clássicos do Nightwish e diversos covers, incluindo uma reedição do Fantasma da ópera, de Andrew Lloyd Webber, Over the hills and far away, de Gary Moore, e Still of the night, Whitesnake, além de uma variedade de vídeos bônus.

A Noisecreep teve o prazer de falar com Turunen sobre este lançamento, sobre com quem ela mais gostaria de fazer um dueto, entre outras coisas.

E: Tarja, parabéns neste impressionante lançamento. Você deve estar muito contente com o produto final.

T: Muito. Eu estava muito animada com este lançamento, pois ele representa uma variedade de momentos. Tanta coisa que eu amo do decorrer da minha carreira, misturadas com alguns favoritos pessoais também. Um acervo como esse me permite criar algo que toca em diferentes momentos pra mim, de forma que há muitas memórias, e isso me faz feliz, todas as lembranças que as músicas contêm.

E: No começo, sua voz era muito forte para a música acústica. Foi por isso que você acabou no Metal?

T: Eu acredito que sim. Como você disse, minha voz era realmente muito forte e poderosa. E quando algo é assim grandioso, o metal acaba se tornando uma moldura perfeita. E foi nessa época, é claro, quando percebemos isso, que começamos com o Nightwish.

E: Mas você ainda acha tempo para cantar música clássica e outros estilos.

T: Ah, sim, claro. Eu amo muito o metal, mas eu também gosto de outros estilos musicais, e quando eu me envolvo em diferentes projetos, isso me ajuda no metal também, pois eu aprendo novas técnicas e coisas que eu posso depois aplicar. Você nunca para de aprender como cantora, ou pelo menos não deveria. Eu também tenho muitos planos de voltar a fazer peças, como eu fazia quando era pequena, pois foi ali que eu realmente aprendi a cantar, no teatro.  Eu consigo aprender hoje em dia só de assistir a algumas das maravilhosas performances teatrais ao redor do mundo.

E: Você recebe muitos pedidos de ajuda de mulheres mais jovens hoje em dia?

T: Sim, o tempo todo, e eu adoro isso. Por um lado, eu sendo uma cantora de metal me torna um tanto única, então eu posso dividir algumas coisas sobre o ramo e esperar que sejam úteis. Pode ser difícil ser uma das poucas mulheres cantando desta maneira, mas, de novo, eu aprendi muito e gosto de dividir estas experiências. Mas eu também tenho alunos que ajudo em termos de canto, de técnica, e isto é muito gratificante. Eu sempre acreditei que você tem que ser um bom professor, especialmente se tem sucesso no que faz.

E: Existe algum cantor (a) na face da terra que você gostaria de fazer um dueto com, se tivesse a chance?

T: Tem que ser do ramo do Metal?

E: não.

T: Ok, eu tenho que dizer Peter Gabriel. Para mim, ele é um artista e cantor fenomenal. Ele põe tanto sentimento e tantas emoções no que ele faz, e isso sempre foi um sonho para mim.

E: Você já o conheceu?

T: Sim, eu conheci! Mas eu não falei pra ele que queria cantar com ele. Eu estava nervosa demais pra contar isso para ele. Mas talvez algum dia (risos).