1. De onde veio a ideia de lançar o CD e DVD ao vivo?
Depois de dois álbuns de estúdio, mais de 200 shows e com a experiência que já tenho, pareceu natural surgir com o lançamento ao vivo agora.

2. Quais são alguns de seus projetos atuais?
"Outlanders" é eletrônico, um projeto relaxante e atualmente estou trabalhando em compôr novas músicas para ele."Harus", um projeto clássico meu com algumas pessoas com quem me apresentarei no fim desse ano na Finlândia. Terei shows clássicos na Finlândia e na Alemanha em dezembro, também com meu quarteto. "Beauty and the Beat" é um outro projeto clássico justo com o baterista Mike Terrana, com orquestra sinfônica e coral. Faremos uma turnê mundial começando em abril no próximo ano.

No momento também estou trabalhando em meu novo álbum, que está planejado para ser lançado em Agosto/Setembro do ano que vem.

3. Para manter sua voz em forma, qual seria seu segredo?
Não há segredos! Treino diariamente enquanto estou em casa e em turnê, em cada dia de show. É vital pra mim fazer um  progresso como cantora lírica já que também me ajuda a cantar rock melhor. Ainda tenho aulas de canto com minha professora e também dou aula. Tenho que ser cautelosa sobre como me vestir, o que comer/beber e quando eu durmo bem minha voz pode brilhar melhor em cada show.

4. O que você acha de vídeos promos hoje em dia com tudo estando no Youtube?
Eles são tão importantes quanto antes, embora os canais mudaram. Hoje em dia não temos MTV, mas o Youtube. As pessoas ainda querem ver vídeos de bandas e artistas.

5. Novidades sobre seu próximo álbum?
Já estou produzindo meu próximo CD. Já gravamos a bateria, guitarra e baixo e no momento estamos terminando as gravações do teclado. A produção irá até maio do ano que vem, porque tenho várias turnês de música clássica e elas estão quebrando o processo. Se tudo correr bem, espero que o álbum poderá ser lançado em Agosto/Setembro do próximo ano.
Acabo de encontrar meu som e estilo e gostaria de me estabilizar com o terceiro álbum.
Os elementos permanecerão os mesmos que nos anteriores, também a versatilidade nas músicas. Gosto de manter as grandes mudanças dinâmicas entre minhas músicas, então as músicas ficam radicalmente diferentes uma das outras. Não estou estressada nesse momento embora eu mesma esteja produzindo meu álbum novamente. Tenho tido sorte de reunir um grupo de músicos que querem trabalhar comigo, então tudo está indo suavemente.

6. O que você acha da indústria musical hoje e pra onde está indo?
Enquando os governantes não tiverem uma lei clara contra a pirataria e os downloadsnão estiverem funcionando corretamente, a indústria fonográfica vai continuar sofrendo.

7. Você diria que o cenário musical está ficando mais forte?
Graças à Deus as pessoas ainda amam música, porque o negócio está ficando cada vez mais difícil a cada dia. Estive em turnês no mundo inteiro e durante as turnês posso ver que as pessoas ainda estão conectadas com a música.

8. Qual a sua visão de internet para músicos no futuro?
Todas as bandas e artistas precisam encontrar novas maneiras de promover seus produtos, e a internet é uma ferramenta muito importante hoje, mas ainda é muito limitada. Estamos online, mas não todos. Quando a internet se torna muito massiva, todos estarem conectados e as leis forem claras, e então podemos falar sobre o futuro da música na internet. Acho que ainda estamos distantes.

9. O que podemos encontrar de interessante na coleção musical que você tem em casa?
Tenho mais de 4000 CD's em casa e mais um monte na casa dos pais do meu marido, então você poderia se divertir um pouco encontrando coisas estranhas. Tenho música desde os anos 60, do pop/rock/metal/clássico e trilhas sonoras.

10. Você poderia descrever o que acontece no seu dia quando está em turnê?
Acordo um tanto tarde, perto da hora do almoço, especialmente se durmo mal durante a noite. Saio para caminhar se for possível antes da passagem de som. Depois do jantar começo a preparar minhas roupas, maquiagem e cabelo para o show. Quando essas coisas estão prontas, começo com meus exercícios de vocalização e respiração para aquecer minha voz. Depois é hora do show! Depois do show geralmente encontro meus fãs e sempre leva um certo tempo antes que eu possa dormir de novo.

11. Onde Tarja Turunen vê a música em 100 anos?
Se você checar o que estava acontecendo na música há 100 anos atrás, seria imprevisível então dizer onde estamos agora, então eu só posso imaginar que as pessoas ainda amarão música em 100 anos.