Tarja Turunen é uma cantora clássica finlandesa que com o Nightwish mudou a cena do metal feminino dramaticamente. Foi-se o tempo em que os vocais femininos eram limitados ao padrão rock/metal ( como, por exemplo, no estilo de Doro ou Girlschool). Ao invés disso, Tarja e Nightwish misturaram vocais clássicos ao heavy metal para fazer algo especial. Desde então, centenas de bandas começaram a usar um estilo mais clássico de vocal feminino, com variados graus de sucesso. Em 2005, após nove anos de Nightwish, Tarja deixou a banda e começou sua carreira solo. Desde então, ela lançou dois álbuns de estúdio ("My Winter Storm" e "What Lies Beneath") e mais um EP ("The Seer"). Tecnicamente, são três álbuns lançados, mas eu ignorei seu disco natalino (Henkäys Ikuisuudesta) e seu projeto paralelo de música clássica (Harus), me concentrando somente nos lançamentos de rock/metal,  já que estes são mais interessantes para os fãs de Tarja e Nightwish.

Agora, enquanto esperamos para o próximo álbum de estúdio, Tarja decidiu lançar um CD/ DVD ao vivo. Ele está disponível em pacotes com dois CDs, dois DVDs ou Blu-Ray. Escolhi o pacote com os CDs para esta resenha.

Este é um impressionante álbum ao vivo. É um CD duplo com 2 horas de música – agora, isso sim é o que eu chamo de um bom conteúdo para um registro ao vivo! A qualidade do som é absolutamente soberba - como é de se esperar hoje em dia.

As faixas, obviamente, refletem o repertório dos shows.

Em termos de covers, Tarja inclui apenas uma das duas óbvias opções: “Still of The Night”  do Whitesnake, que aparece no disco “What Lies Beneath”. Surpreendentemente seu cover de “Poison”, do Alice Cooper, que esteve presente em seu álbum “My Winter Storm” e que aparece regularmente em seus shows, não foi incluído. Também tem um ótimo medley de “Where were you last night”, o sucesso de Belinda Carlisle, “Heaven is a place on earth” e o clássico do Bon Jovi, Livin’ on a prayer”. A versão de Tarja para “Still of the night” nunca me convenceu – os vocais dela são impecáveis, mas essa é uma música que as pessoas conhecem tão bem que, com certeza, fará com que os fãs da banda original tenham dificuldade em aceitar esta versão.

Em termos de músicas de seu tempo com o Nightwish, Tarja inclui “Tired of being alone”, “Nemo” e “Where were you last night”, todas destaques de seus shows ao vivo e são fantásticas.

Adicionalmente, há duas novas faixas – “Into the sun” e “Never Enough”. As duas soam muito bem, e os fãs vão adorá-las. Francamente, o álbum é bom o suficiente para os fãs comprarem sem precisarem serem tentados pelas novas canções, mas estou feliz que as tenham incluído.

A voz de Tarja é simplesmente magnífica, e este álbum mostra que ela pode cantar ao vivo tão bem quanto em estúdio – é assim que deveria ser com todos os cantores, mas alguns sofrem com as apresentações ao vivo, particularmente quando se trata de shows tão longos como este, mas esse não é o caso aqui – Tarja soa impecável.

Este é um ótimo álbum, e todos os fãs de Tarja ou de Tarja “era Nightwish” vão gostar de ouvir.

Avaliação: 9/10

CD 1:

1. Anteroom of death
2. My little phoenix
3. Dark star
4. Naiad
5. Falling awake
6. I walk alone
7. Little lies
8. Into the sun
9. Nemo
10. Never enough
11. Still of the night
12. In for a kill

CD 2:

1. Boy and the ghost
2. Lost Northern star
3. Ciaran’s well
4. Tired of being alone
5. Where were you last night/Heaven is a place on earth/Livin’ on a prayer
6. Underneath
7. Oasis/the archive of lost dreams
8. Crimson deep
9. The phantom of the opera
10. Die alive
11. Until my last breath
12. Over the hills and far away

Nota da tradutora: “Tired of being alone” não é um single da era Nightwish como diz na resenha, e sim uma colaboração de Tarja com a banda Schiller, conjunto alemão de música eletrônica.

Tradução: Grace Kohlmann