Os sérios ensaios para o primeiro DVD ao vivo da minha carreira solo começaram em Cordoba, Argentina, embora as preparações começaram bem antes. Venho apresentando diferentes setlists em meus shows em toda a minha turnê final, porque eu queria ter todas as músicas prontas e 'chutadoras'quando o momento das gravações começasse. A razão a qual escolhi esse set particular de músicas foi que eu queria mostrar o amplo aspecto de minha carreira solo representando ambos meus álbums.

No dia do meu primeiro show em Cordoba dei boas-vindas aos músicos convidados, o cantor Diego Valdez, o guitarrista Julian Barret e o baixista Doug Wimbish. Achei que seria uma boa adição ter os músicos que se alternaram nas últimas turnês para meu primeiro DVD. A parte desafiadora foi fazer novos arranjos para dois guitarristas e 2 baixistas, mas fizemos muito bem já que muitas das músicas já tinham esses elementos na versão de estúdio. Estive trocando muitos e-mails e ligações com meus músicos antes do show e todos estavam trabalhando por conta própria até então.

 

Somente no dia do show tivemos um atraso horrível devido à alguns problemas técnicos com iluminação e outras coisas, então o último ensaio só duraria algumas horas! Todos estavam nervosos, mas no fim, o show por si só foi o melhor ensaio o qual poderíamos pedir. Era muito necessário tocar um show inteiro antes de tocar em frente as câmeras em Rosário. Dessa forma eu pude garantir que o show é funcional e os músicos e a equipe poderiam aprender e ainda corrigir suas partes para o "Act I".

 

Foi um ótimo show e muito divertido para todos. A parte emocionante pra mim foi ver como nós conseguimos caber no palco sem tropeçar nos cabos ou correr uns contra o outros. Tudo correu bem e minha primeira visita em Cordoba me mostrou que eu tenho que retornar um dia, já que as pessoas locais foram muito receptivas.
Depois do show de Cordoba viajamos de ônibus para Rosário durante a noite. O dia seguinte foi um dia de preparação para o palco no Teatro El Círculo. Enquanto estávamos preparando o palco com toda a iluminação, criadores e equipamento, uma orquestra e solistas da cidade de Rosário estavam praticando sua programação. Esse tipo de arranjo continuaram também nos dias seguintes então foi uma tarefa dura para nós manter nossa agenda em execução enquanto o teatro tinha a sua.

O Teatro el Circulo é um antigo teatro de ópera e um dos teatros mais importantes da Argentina. Eu tive uma chance de me apresentar um ano antes no teatro e me apaixonei a primeira vista. Eu já sabia que se um dia eu filmasse meu DVD, deveria ser filmado lá. A atmosfera, a acústica do local e a mágica beleza do teatro tornaram aquela decisão muito fácil.

Também, música clássica é minha paixão e uma parte muito importante da minha vida artística. Eu queria que meus fãs experimentassem algo diferente dos meus shows de rock comuns e eu acho que pude captar esse sentimento junto com eles em meu DVD.

Como a locação foi altamente inspiradora foi um tanto fácil vir com o nome "Act I" para esse vídeo. Como parte de uma ópera, o primeiro capítulo de uma peça que ainda está sendo escrito.

Entre os ensaios com a banda, tive dois ótimos dias de sessão de fotos com Eugenio, que já tirou fotos minhas antes. Poderíamos usar a bela locação do teatro para essas fotos, então todas as fotos que vocês verão na arte gráfica do Act I foram tiradas no Teatro el Circulo. Amei todos os detalhes arquitetônicos desse teatro.

E, finalmente, era a hora do show!

Eu, assim como todos da equipe, estava nervosa no começo da gravação do show de sexta. Lembro que tive que fazer mais exercícios de respiração e vocalizes do que de costume. Eu tentei manter a concentração para poder agitar a platéia, mas é sempre diferente ter que se apresentar não só para o público, mas para as câmeras. Estávamos sob muita pressão, mas, durante o show, pouco a pouco eu fui conseguindo relaxar e esquecer da situação. O excelente público na casa lotada me ajudou muito! Eles pareciam muito felizes por fazerem parte do meu DVD, então havia muito amor e mágica no ar.

O show de sábado teve um repertório diferente, e depois de termos realizado uma performance clara e entrosada no primeiro dia, a banda tocou livremente naquela noite. Houve várias vezes em que tive vontade de chorar só de olhar para as luzes no palco; elas estavam tão lindas! Essas duas noites em Rosário foram muito emocionantes para mim. Todos os envolvidos se esforçaram muito, e tenho certeza que todos os caras da minha banda e equipe ficarão felizes em ver o resultado do “Act I”.

Com amor,

Tarja