Eu estava muito feliz em retornar à Finlândia para minha tradicional tour de Natal. Se tornou muito importante para mim fazer esta tour acontecer e entrar no espírito de Natal através da música. Desta vez os concertos foram em Igrejas, então foi uma tour bem especial.

Primeiramente, eu tive a honra de cantar na catedral de Turku em um evento muito especial, que acontece todo ano na Finlândia. A cidade de Turku me convidou para ser a solista no evento onde a paz de Natal é declarada e onde o nosso presidente Sauli Niinisto estava presente. O que me deixou extremamente feliz foi que eu tive a chance de cantar minha própria Ave Maria com uma orquestra em rede nacional!! Obrigada, Turku, por esta oportunidade e por me deixar ser parte de sua tradição de Natal.

No dia seguinte minha própria tour de Natal começou em Orimatilla onde eu também tive a chance de encontrar alguns de meus antigos amigos,  eu estava morrendo de saudade! Foi um começo ótimo e pelo resto da tour eu me senti muito confortável frente à audiência finlandesa de novo.

Havia 5 concertos como "Tarja e Harus". Fazia algum tempo desde que havíamos tocado juntos, mas como sempre estávamos todos ocupados. De qualquer maneira, fazer música juntos pareceu somente ficar mais fácil e melhor. Eu tinha sentido falta de cantar com músicos improvisando, o que quer dizer que eu nunca realmente sabia o que ia acontecer nos shows musicalmente falando.

Eu falei com alguns dos meus fãs depois do último show da tour e para eles foi legal acompanhar tudo, ver todos os shows e perceber que ainda que fossem as mesmas músicas, os arranjos podiam mudar radicalmente. Isso é o que eu amo no Harus. Os músicos são tão talentosos que a música é nosso instrumento para criar uma grande atmosfera e que ao mesmo tempo nos faz dar o melhor de cada um. É incrível!

Na Igreja de Kokkola eu tive o prazer de cantar junto ao organista Ilpo Laspas pela primeira vez. Lá também tocaram Max e Mervi, que já tocaram em minhas tours anteriormente. Foi empolgante fazer um show com somente mais ou menos uma hora de ensaio! Mas tudo correu bem! Eu li em algum lugar que o show foi escolhido como evento do ano em Kokkola, então não posso estar mais feliz :D

Em Kemi eu tive um sonho tornado realidade, já que pude tocar somente com o organista Kalevi Kiviniemi. Já tocamos outras vezes juntos, mas nunca só nós dois!

Ele é um artista incrível e eu não tenho palavras para descrever como ele é como pessoa também. É mágico o que acontece entre dois músicos quando tudo está no lugar certo. Tenho certeza que vamos repetir a experiência com Kalevi no futuro ;) ! Que noite...

Então tudo nessa tour foi novamente uma incrível experiência. Os shows foram um sucesso, e ainda que tenham sido desta maneira também nos anos anteriores, desta vez pareceu diferente. As Igrejas estavam lotadas com pessoas felizes, relaxadas e eu tive várias respostas deles sobre meu canto.

Eu disse tchau a minha família e quase passei o Natal no avião.

Tivemos várias horas de atraso no aeroporto por causa de uma enchente e a falta de energia em um terminal, mas chegamos bem a tempo do brinde.

Obrigada por 2013, e vejo vocês em breve em meus shows de rock pela Europa. Próxima parada, Lisboa :D!

Agora eu tenho alguns dias para descansar antes de ir para o estúdio de novo gravas mais músicas para meu projeto Outlanders.

Quero desejar a todos vocês um feliz 2014!

Com amor, Tarja.

PS: agradecimentos à Eleonora, Tatyana, Arina e Tommi pelas fotos.